‘A Igreja não é fruto do serviço isolado de alguns’

Afirmou o Cardeal Scherer no programa ‘Encontro com o Pastor’, da rádio 9 de Julho

‘A Igreja não é fruto do serviço isolado de alguns’, Jornal O São Paulo
Dom Odilo em Roma (Vatican Media)

O Cardeal Odilo Pedro Scherer falou sobre a sinodalidade proposta pelo Papa Francisco, durante o programa “Encontro com o Pastor”, da sexta-feira, 18, da rádio 9 de Julho.

Após recordar que está em Roma para participar de reuniões e outros eventos como 1o Vice-Presidente do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam),  o Arcebispo Metropolitano comentou sobre o contexto de algumas dessas atividades propostas pelo Papa, que podem ser resumidas no objetivo do Pontífice de aumentar a união da Igreja.

“O Papa Francisco tem insistido muito sobre a dimensão sinodal da Igreja. A Igreja não é fruto do serviço isolado de alguns. Primeiramente, é fruto da graça de Deus, é dom de Deus, não é fundação nossa, não é fundação dos homens, e nós temos a graça de participar dela. Assim, a sinodalidade parte desta consciência:  nós juntos formamos a Igreja e atuamos pelo seu bem”, explicou Dom Odilo, destacando que assim também deve ser nas paróquias e comunidades da Arquidiocese de São Paulo, que vive o sínodo arquidiocesano.

O Cardeal ressaltou que para tal  é preciso haver muita conversão e abandono de individualismos, carreirismos, competição e invejas entre os católicos.

Por fim, ele pediu aos fiéis que se mantenham atentos as noticias sobre esses encontros acontecendo em Roma, para que permaneçam sempre unidos àquilo que é apresentado pelo Papa.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

Deixe um comentário