‘A Igreja, seguindo São Pedro e São Paulo, é, ao mesmo tempo, a Igreja da comunhão e da missão’

O Arcebispo de São Paulo exortou os fiéis a contribuírem com o Óbolo de São Pedro

Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer falou sobre a contribuição de São Pedro e São Paulo para Igreja, no programa “Encontro com o Pastor”, da quarta-feira, 29, na rádio 9 de Julho

No dia 29 de junho, a Igreja celebra a Solenidade de São Pedro e São Paulo. Porém, no Brasil, por não ser feriado, essa celebração é transferida para o domingo seguinte. Ainda assim, conforme lembrou o Arcebispo, este é um dia de oração pelo Pontífice, Sucessor de Pedro.

Em Roma, os santos Pedro e Paulo foram martirizados, e seus túmulos são lugares de peregrinação frequente, onde são venerados com carinho, respeito e profunda fé.

Dom Odilo comentou que São Pedro e São Paulo lembram duas dimensões fundamentais da Igreja.

São Pedro lembra a comunhão de fé. E por isso o Papa – seu representante – confirma os irmãos no caminho da fé verdadeira e o seu ensinamento indica para Igreja por onde vai o ensinamento autêntico da doutrina cristã. Além disso, o Pontífice é encarregado de cuidar da vida da Igreja, isto é, como esta se organizar e se expressa nas diversas realidades.

“Sem haver uma autoridade de referência na Igreja, haveria muitas cabeças e cada uma afirmando o que quer”, explicou Dom Odilo.

Já São Paulo representa a missão da Igreja, unida para anunciar o Evangelho entre todos os povos assim como Jesus pediu. “Ele é o grande apóstolo missionário, aquele que abriu as portas do Evangelho a diversas culturas, povos e realidades sociais e étnicas”.

O Arcebispo comentou que o ‘Apostolo dos Gentios’ introduziu o Evangelho nas várias culturas do Oriente Médio, Ásia Menor, na hoje Turquia, Grécia e no Império Romano, de modo que abriu as portas das nações ao Evangelho

“A Igreja, seguindo São Pedro e São Paulo, é, ao mesmo tempo, a Igreja da comunhão e da missão”, comentou Dom Odilo.

O Cardeal comentou, ainda, que São Paulo ensina os fiéis a serem evangelizadores, entusiastas pela missão que Jesus lhes confiou para testemunhar a sua Paixão, Morte e Ressurreição a todos os povos.

Lembrou, também, que São Pedro, presente na figura do Papa, aponta a comunhão e união da Igreja. Por isso, o Cardeal exortou os fiéis a rezarem pelo Papa, para que cumpra bem a sua missão.

ÓBOLO DE PEDRO

Por fim, Dom Odilo recordou que no domingo, 3 de julho, quando se celebrará no Brasil a Solenidade de São Pedro e São Paulo, os fiéis são chamados a contribuir com o Óbolo de São Pedro, um fundo a disposição do Papa, para diferentes ações em favor dos povos e da evangelização pelo mundo.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários