Bispos vão às urnas nesta segunda-feira, 24 de abril, para dar início ao processo de eleições dos membros da presidência da CNBB

O quinto dia da 60ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) será marcado, no período da manhã, pelo início do processo de votação, pelo episcopado brasileiro, daqueles que desempenharão funções e serviços na Conferência pelos próximos quatros anos (2023-2027). Nesta segunda- feira, 24 de abril, os bispos vão às urnas eletrônicas para começar a definir quem serão os próximos membros da presidência da entidade.

A votação começará, por ordem, para o cargo de presidente; primeiro vice-presidente; segundo-vice presidente e secretário-geral. As escolhas devem ser realizadas em até três escrutínios para cada cargo e os votos são secretos. Será considerado eleito aquele que atingir a maioria de 2/3 dos votos no primeiro ou no segundo escrutínio.

A expectativa, para as votações que se iniciam por volta de 12h desta segunda-feira, é que sejam eleitos o presidente, o primeiro e segundo vice-presidentes da entidade. No site da CNBB, é possível conhecer os detalhes do processo de votação na 60a Assembleia Geral.

Ao longo da semana, além dos quatro membros da presidência, os bispos também votarão pela escolha dos 12 presidentes das Comissões Episcopais permanentes; 2 representantes da CNBB no Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), um titular e suplente; e os bispos que participarão do processo do Sínodo sobre a Sinodalidade, em Roma.

A sessão da manhã, do quinto dia da 60a AG CNBB, contará também com um balanço sobre a Campanha da Fraternidade 2023, que tem como temática a questão da fome no país, o Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) e informes das Comissões para a Amazônia e a de Mineração e Ecologia Integral da CNBB.

Fonte: CNBB

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários