Papa renova nomeação do Cardeal Scherer como membro do Dicastério para a Evangelização

Cardeal Odilo Pedro Scherer (Foto: Vatican Media)

O Papa Francisco nomeou nesta terça-feira, 25, os membros do Dicastério para a Evangelização, na Seção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo. Entre os quais, foi confirmado para mais um quinquênio o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

Com a promulgação da constituição apostólica Praedicate Evangelium, que implementa a reforma na Cúria Romana, em março de 2022, o Pontífice unificou a Congregação para a Evangelização dos Povos e do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, formando o Dicastério para a Evangelização.

O Cardeal Scherer já era membro do antigo Pontifício Conselho para a Nova Evangelização. Na Santa Sé, ele também é membro do Dicastério para o Clero, do Dicastério para a Cultura e a Educação e do Conselho para a Economia.

O DICASTÉRIO

Esse organismo é presidido diretamente pelo próprio Papa e é constituído por duas Seções: uma, para as questões fundamentais da evangelização no mundo e, a outra, para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares nos territórios de sua competência. Cada uma das duas Seções é regida em nome dele e por sua autoridade por um Pró-Prefeito.

“O Dicastério está ao serviço da obra de evangelização, para que Cristo, luz dos povos, seja conhecido e testemunhado em palavras e obras e se edifique o seu Corpo místico, que é a Igreja. O Dicastério é competente para as questões fundamentais da evangelização no mundo e para a instituição, acompanhamento e apoio das novas Igrejas particulares, sem prejuízo da competência do Dicastério para as Igrejas Orientais”, diz a constituição apostólica.

A Seção para Questões Fundamentais da Evangelização no Mundo tem como Pró-prefeito Dom Salvatore Fisichella, mais conhecido como Rino Fisichella. É missão da seção “estudar, em colaboração com as Igrejas particulares, as Conferências episcopais e as Estruturas hierárquicas orientais, os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, as questões fundamentais da evangelização e do desenvolvimento dum anúncio eficaz do Evangelho, individuando as suas formas, instrumentos e linguagem adequados”. A seção recolhe as experiências mais significativas no campo da evangelização, colocando-as à disposição da Igreja inteira.

Como membros desse Dicastério, os nomeados são convocados para as assembleias ordinárias e, quando necessário, para eventos extraordinários.

Lista completa dos membros nomeados para essa seção do Dicastério para a Evangelização

Os cardeais: Luis Antonio Tagle, Pró-Prefeito do Dicastério para a Evangelização, Seção para a primeira evangelização e as novas Igrejas particulares; José Tolentino de Mendonça, Prefeito do Dicastério para a Cultura e a Educação; Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para Leigos, Família e Vida; Lazzaro You Heung-sik, Prefeito do Dicastério para o Clero; Josip Bozanić, Arcebispo de Zagreb (Croácia); Francisco Robles Ortega, Arcebispo de Guadalajara (México); Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo (Brasil); Timothy Michael Dolan, Arcebispo de Nova York (Estados Unidos da América); Matteo Maria Zuppi, Arcebispo de Bolonha (Itália); Filipe Neri António Sebastião do Rosário Ferrão, Arcebispo de Goa e Damão (Índia); os bispos Dom Claudio Gugerotti, Prefeito do Dicastério para as Igrejas Orientais; Dom Leo William Cushley, Arcebispo de Saint Andrews e Edimburgo (Grã-Bretanha); Dom Benoît Comlan Messan Alowonou, Bispo de Kpalimé (Togo); o Monsenhor Eugene Robert Sylva, Vigário Episcopal para Projetos Especiais e para a Catedral da Diocese de Paterson (Estados Unidos da América); a Irmã Maria Eliane Azevedo da Silva, M.S.C., Superiora Geral; os leigos Dr. Paolo Ruffini, Prefeito do Dicastério para a Comunicação; Dr. Moysés Louro de Azevedo Filho, Fundador e Moderador Geral da Comunidade Católica Shalom; Prof.ª Marta Maria Carla Cartabia, Presidente Emérita do Tribunal Constitucional Italiano e Docente do Departamento de Estudos Jurídicos “A. Sraffa” da Universidade Bocconi de Milão (Itália); Dona María Ascensión Romero Antón, Membro da Equipe Internacional encarregada do Caminho Neocatecumenal.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários