‘Deus é o pai misericordioso que está de braços abertos a nos esperar’

Destacou o Arcebispo de São Paulo em seu programa na rádio 9 de Julho

Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer falou sobre a reconciliação quaresmal no programa “Encontro com o Pastor”, da segunda-feira, 28, na rádio 9 de Julho.

A Igreja vive a quarta semana da Quaresma, um tempo de graça e conversão, em que Deus chama a ouvir com renovada atenção sua palavra e voltar-se a Ele de todo coração. Assim como pedir o perdão e reconciliar-se como com Deus e com os irmãos.

Dom Odilo refletiu sobre a reconciliação, apresentada na liturgia do domingo, 27. No Evangelho, que narra a “parábola do filho pródigo”, são apresentadas duas situações: a do filho mais novo, que vai embora de casa com seus bens e depois se arrepende, pede perdão ao pai e volta para casa, sendo acolhido de braços abertos pelo pai; a outra é a do filho mais velho, que estava com o pai o tempo todo, vê a festa ao irmão que havia abandonado o pai, fica irritado e protesta contra o pai porque o ter acolhido.

O Cardeal chama atenção a irritabilidade do irmão mais velho com a situação, por não ter perdoado nem seu irmão mais novo nem ao próprio pai. “É uma situação muito triste essa de quem faz tudo certinho, mas tem um coração muito duro, não perdoa, não tem misericórdia, não tem compreensão, nem se alegra que alguém que errou volte atrás e se arrependa”.

Dom Odilo lembrou que Deus espera que o pecador volte ao bom caminho, que se arrependa, que peça perdão. “Deus é o pai misericordioso que está de braços abertos a nos esperar sempre de volta para sua casa e faz festa”, ressaltou.

O Arcebispo lembrou também que o tempo quaresmal tem objetivo de reconciliação, de pedido de perdão, sendo um momento ideal para se fazer as pazes não só com Deus, mas também com os irmãos. Por fim, reforçou o pedido de que os fiéis se confessem e preparem-se espiritualmente para Páscoa.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários