Dom Cícero: ‘Que o Espírito Santo nos ajude a fazer uma pastoral autenticamente cristã’

Miguel Ibarra Escalante

Membros das pastorais, movimentos, grupos, paróquias e comunidades da Região Episcopal Belém se reuniram no sábado, 4, na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes para a Missa de Abertura do Ano Pastoral na Região. 

A missa, votiva do Espírito Santo, também foi marcada pela abertura da Campanha da Fraternidade 2023 na Região Belém, que tem como tema “Fraternidade e fome”. Presidida por Dom Cícero Alves de França, a celebração foi concelebrada por dezenas de padres que atuam nas 66 paróquias da região episcopal. 

No começo da missa, Padre Marcelo Maróstica, Coordenador Regional de Pastoral, destacou que a celebração é ocasião para se unir em oração e “juntos invocar o Espírito Santo de Deus sobre nós e sobre nosso trabalho pastoral”, a fim de que a todos sustente na caminhada de fé.

O exegeseta de Deus

Na homilia, Dom Cícero ressaltou que a celebração de abertura do Ano Pastoral é ocasião para suplicar a presença do Espírito, e recordou o teólogo alemão, Karl Rahner, que disse: “podemos extinguir o Espírito”. “Nós podemos sufocar o Espírito, e quando sufocamos o Espírito, nós morremos, nós paramos.”, afirmou o Bispo. 

O Prelado ainda ressaltou que o Espírito Santo é o exegeseta das palavras de Deus. “Não conseguimos entender o que Jesus diz se não for pelo Espírito, é ele quem interpreta”, ressaltou, definindo o Espírito Santo como arrebatador, pois “nos tira do caos e nos faz adentrar a ordem”. 

Ao falar do Evangelho de João (Jo 20,19-23) – sobre a visita de Jesus e o envio do Espírito Santo –, Dom Cícero salientou que naquela celebração também pedia para que Deus “nos livre do medo” no agir pastoral.

“A primeira mensagem de Jesus é abrir as portas e as janelas daqueles que têm medo. O Espírito Santo é dom, é graça, e o seu grande primeiro milagre é nos tirar de nossas zonas de confortos, de nos tirar do medo”, salientou. 

Dom Cícero ainda afirmou que o Espírito Santo é dom, e sem ele não se pode entender e interpretar as palavras de Jesus. “Sem o Espírito, os padres não conseguem fazer homilias; fazem discursos, sermões, mas não homilias. Sem o Espírito, a vida sacramental da Igreja morre, não existe Batismo, não existe Eucaristia, não existe nenhum dos sacramentos”, afirmou, ressaltando que sem o Espírito não há missão na Igreja e não há anúncio nem caridade. 

Dom Cícero ainda relacionou o Espírito Santo com a Campanha da Fraternidade deste ano: “Precisamos do Espírito para darmos de comer a quem tem fome, para irmos ao encontro dos pobres”. 

Ruah e pneuma

O Prelado destacou ainda que o Espírito Santo é a força e o dinamismo de Deus, recordando os dois conceitos nas Sagradas Escrituras que falam do Espírito: Ruah, no Antigo Testamento, e Pneuma, no Novo Testamento. 

 “Não podemos seguir Jesus mortos como estamos, não podemos segui-lo sem brilho nos olhos, sem fé. É ele quem nos recria todos os dias, quando o desânimo, a dificuldade e o medo nos impõe, é o Espírito Criador de Deus, o Ruah”. 

O Bispo lembrou que sem o Espírito se caminha e se cansa, se trabalha e não se têm resultado: “Por isso, precisamos do Pneuma, do dinamismo de Deus, é o Espírito que nos movimenta, que nos faz caminhar e não cansar, que faz do nosso trabalho dar resultados tangíveis e visíveis”. 

O Espírito e a Igreja

“A Igreja está no mundo como sacramento de salvação e sinal da presença de Deus”, recordou Dom Cícero, exortando os fiéis a transformarem o mundo como Jesus fez com os discípulos, que ao receberem o Espírito Santo, “saem da casa do medo para anunciar Jesus ressuscitado. Esta é a missão da Igreja, a nossa missão como padres, leigos, batizados”.

Humildade

O Bispo Auxiliar falou ainda sobre a humildade, que significa “coragem para a verdade”.

“Quando nos refugiamos na soberba, no orgulho, é porque temos medo da nossa verdade”, afirmou, ressaltando que a Igreja precisa de padres humildes, de fiéis humildes, de homens e mulheres de fé e que não têm medo da sua própria verdade. 

Por fim, Dom Cícero afirmou que o Espírito é o amor de Deus, e exortou os fiéis a pedirem a Deus para ‘despetrificarem’ o coração e transformarem a vida. 

“Queremos pedir um novo Pentecostes para a nossa Região, para o nosso trabalho. Precisamos do Espírito para que a nossa Igreja seja viva, seja forte, para que sejamos coerentes com aquilo que cremos. Que o Espírito, de fato, desça sobre nós, nos tire da casa do medo da ação e nos ajude a fazer uma pastoral autenticamente cristã”, afirmou. 

Durante a missa, houve o momento de renovação das promessas do Batismo e de oração de invocação do Espírito Santo. 

Ao final da missa, Dom Cícero declarou aberta a Campanha da Fraternidade na Região Episcopal, e agradeceu os fiéis pela doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados às pessoas vulneráveis para o combate à fome. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários