Dom Jaime Spengler é eleito presidente do Celam

Arcebispo de Porto Alegre (RS) recentemente também eleito para presidir a CNBB. Mandato no Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho vai até 2027. Também foram escolhidos os dois vice-presidentes

A 39a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-americano e Caribenho (Celam), reunida em Aguadilla, em Porto Rico, elegeu na quarta-feira, 17, o seu novo presidente: o brasileiro Dom Jaime Spengler, Arcebispo de Porto Alegre (RS) e recentemente eleito presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Além de Dom Jaime, os bispos que participam da 39a Assembleia Geral do Celam elegeram os dois vice-presidentes.

Como 1o Vice-presidente foi eleito o bispo venezuelano Dom José Luis Azuaje Ayala, atualmente Arcebispo de Maracaibo. No Celam, ele atuará na função até então exercida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo.

O 2o Vice-presidente eleito é Dom José Domingo Ulloa, panamenho, Arcebispo do Panamá. Ele já atuou como secretário-geral da Conferência Episcopal Panamenha.

Em entrevista ao Vatican News, Dom Jaime disse assumir a indicação da Assembleia do Celam “em espírito de obediência, mas também orientado pela fé”. Ele insistiu em que “é um conselho episcopal, e como conselho tem a missão de favorecer a caminhada evangelizadora da Igreja no continente latino-americano e caribenho”.

O Arcebispo de Porto Alegre pediu que “oxalá, junto claro na comunhão com os irmãos, em espírito de fé, repito, atentos àquilo que é a orientação hoje do Magistério, mas também junto aos sinais dos tempos, aos desafios que a cultura atual nos impõe, oxalá possamos corresponder à altura daquilo que a assembleia hoje, de alguma forma pede de nós presidência do Celam”, fazendo um chamado a todos a “caminhar à altura dos tempos atuais”.

Fonte: Celam e Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários