Dom Odilo: Cristo, fonte de água viva

Destacou o Arcebispo de São Paulo em seu programa na rádio 9 de Julho

Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer comentou a liturgia do dia e a simbologia da água para Igreja no programa “Encontro com o Pastor”, da terça-feira, 29, na rádio 9 de Julho.

A primeira leitura é retirada do Livro do profeta Ezequiel, e fala da visão que ele teve das águas que brotavam do santuário e saíam pelas portas do templo, correndo para a planície, dando vida ao lugar. É a simbologia da água que dá vida, que regenera.

Água, como lembrado pelo Arcebispo de São Paulo, para Igreja simboliza bênção, sinal de vida.

“Na crucificação de Jesus, um soldado pega a lança e abre seu peito para alcançar-lhe o coração. E o evangelista São João diz que desta ferida do coração brota sangue e água. Sinal de que Jesus já está morto, porém sangue e água foram sempre vistos pelos intérpretes desse trecho como uma referência ao profeta Ezequiel e a outros textos da escritura. E mesmo a palavra do Cristo que afirma ser fonte de água viva”, comentou.

No Evangelho, é relatada a cena em que Jesus vai a Jerusalém participar da Páscoa dos judeus e avista um paralitico que há 38 anos que não conseguia mergulhar a piscina de Betsaida para purificar-se na água milagrosa.  Cristo, então, pede para que o homem se levante, tome a própria cama e ande, pois está curado.

“A piscina de Betsaida era a esperança dos doentes, a água que borbulhava. Jesus aparece e diz: ‘Levanta-te, toma tua cama e ande. Estás curado!’ Não é mais a água, é Jesus a fonte da cura, da salvação”, completa Dom Odilo.

O Cardeal lembra também que na noite antes da Páscoa se renovam as promessas do Batismo. O padre abençoa a água batismal e depois a asperge no povo: “Portanto, um rito que lembra o nosso Batismo. Inclusive, toda a liturgia da noite da Páscoa está referida ao Batismo. Já é a Ressurreição de Jesus, mas, ao mesmo tempo, a nossa participação na Ressurreição de Jesus mediante o Batismo”, comentou.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

Deixe um comentário