Dom Odilo destaca o itinerário formativo das faculdades da Arquidiocese de São Paulo

Destacou o Arcebispo de São Paulo em seu programa diário na rádio 9 de Julho

dom odilo
Luciney Martins /O SÃO PAULO

O Cardeal Odilo Pedro Scherer falou sobre as reuniões nas faculdades que formam os seminaristas e sobre a importância dessa formação durante o programa “Encontro com o Pastor”, da sexta-feira, 11, na rádio 9 de Julho.

Durante o dia, o Arcebispo de São Paulo esteve na Faculdade de Direito Canônico e na Faculdade de Teologia, no Ipiranga, onde foi celebrada uma missa pelo início das atividades acadêmicas deste ano. Assim como reuniu-se com os seminaristas e formadores da Arquidiocese.

Segundo Dom Odilo são muitos os alunos nas duas faculdades, não só da Arquidiocese de São Paulo, mas também das dioceses vizinhas como Osasco, Mogi das cruzes, Santo André; além de inúmeros institutos, congregações e ordens religiosas.

“A Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção está para completar 75 anos em 2024 e durante esse tempo é uma faculdade que já deu muitos títulos, formou muitos padres que ali estudaram Teologia e dentre eles já saíram muitos bispos também para Igreja no Brasil. Isso nos traz honra e significa que ela está passando um estudo acadêmico consistente da Teologia em diversas áreas: Sagradas escrituras, liturgia, teologia dogmática, moral e assim por diante”.

Pela tarde, aconteceu um encontro com os seminaristas e os formadores da Arquidiocese. O evento acontece no início de todos os anos para orientar, dar as diretrizes e ajudar os seminaristas a perceber as questões da formação, da vida da Igreja, às quais devem estar atentos já na sua formação.

“Um período bastante longo de formação, de oito a dez anos, durante o qual eles vão esclarecendo sua vocação, vão vendo, sendo ajudados a discernir se é este mesmo o seu caminho e, naturalmente, se querem ser padres, o que devem e como devem fazer. Além dos estudos, tem toda a dimensão formativa que os acompanha e que eles vão absorvendo ao longo desses anos de formação. Os seminaristas que vão ser ordenados padres devem ser pessoas humanamente maduras, equilibradas. Devem ser pessoas também que se dedicaram a uma boa preparação intelectual. Por isso, fazem duas faculdades, de Filosofia e Teologia, e devem ser pessoas espiritualmente preparadas e teologicamente preparadas para o desempenho da sua missão. Sendo tal missão pastoral no meio do povo.”, comentou. 

O Cardeal pediu aos fiéis oração em favor dos seminaristas e seus nossos formadores, para que Deus os oriente e ilumine neste caminho formativo.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários