Dom Odilo: ‘Deus enviou seu Filho ao mundo para vir ao encontro da nossa frágil humanidade’

Reprodução da internet

Pontualmente à meia-noite do sábado, 25, as 12 badaladas dos sinos da Catedral da Sé no centro da capital paulista, anunciaram o início da missa solene da noite do Natal do Senhor, presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo.

“Esses são os primeiros minutos do dia que dedicamos à oração, louvor, adoração e à escutada Palavra de Deus, para acolhermos o sentido e a mensagem da celebração do Natal”, afirmou Dom Odilo, início da homilia.

O Cardeal Scherer afirmou que, embora seja sempre celebrado o mesmo acontecimento do nascimento de Jesus, todos os anos, o Natal traz algo novo para os cristãos, que celebram essa solenidade com disposições diferentes. “Estamos no fim de um ano marcado por muito sofrimento, ansiedade, luto. Ano difícil não só no sentido da saúde. Mas nós conseguimos chegar até aqui”, afirmou o Arcebispo, recordando que Deus enviou seu Filho ao mundo para vir ao encontro da frágil humanidade.

Deus e homem

“Perguntamo-nos: era necessário que assim fosse? Ele [Deus] era obrigado a vir? Não! Ele o fez por puro amor, para vir ao nosso encontro, para ser solidário conosco, estar ao nosso lado e, assim, experimentar a nossa condição humana para transmitir a ela a sua condição divina. Sim! Esta é a grandiosidade do Natal”, sublinhou Dom Odilo.

O Purpurado acrescentou que os cristãos professam que aquele que nasceu da Virgem Maria não apenas tinha uma aparência humana, verdadeiramente homem, “carne da nossa carne”. “Em tudo Jesus quis experimentar a nossa condição humana, exceto no pecado, por ele veio para nos redimir do pecado, para comunicar a nós a salvação, a vida divina”, explicou.

Foto: Miguel Lisboa

“Por isso, neste Natal, queremos, mais do que tudo, agradecer a Deus, que realizou esta maravilha pensando em cada um de nós. Jesus Cristo não nasceu apenas para o povo de uma época, mas para os homens e mulheres de todos os tempos”, enfatizou o Cardeal, acrescentando que o Natal é ocasião de a humanidade render graças a Deus por vir ao seu encontro por meio de sua encarnação.

“Celebrar o Natal é acolher aquilo que Deus fez para nós”, reforçou Dom Odilo, exortando todos a, nos dias que se seguem ao Natal fazerem aquilo que fizeram os pastores em Belém, que se prostraram e adoraram o grande mistério que se apresentava diante deles com grande simplicidade.

Celebrações

As celebrações natalinas na Catedral começaram na noite da sexta-feira, 24, com a apresentação de um concerto musical da S. Paulo Schola Cantorum. Na manhã do sábado, 25, às 11h, o Cardeal Scherer também preside a missa solene do dia de Natal, transmitida pela rádio 9 de Julho e pelas mídias digitais da Arquidiocese. Também será celebrada outra missa às 16h.  

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários