Dom Odilo fala sobre as contribuições de Santa Catarina de Sena para a Igreja

O Arcebispo de São Paulo, que neste dia 29 completa 15 anos de sua posse como Arcebispo de São Paulo, falou a respeito da Santa em seu programa de rádio

dom odilo
Luciney Martins /O SÃO PAULO

No programa “Encontro com o Pastor”, de sexta-feira, 29, na rádio 9 de Julho, o Cardeal Odilo Pedro Scherer comenta a memória de Santa Catarina de Sena, cuja memória litúrgica é festejada nessa data.

Catarina de Sena viveu no século XIV, entre 1347 a 1380, época em que teve início o Renascimento da cultura ocidental, que procurava se inspirar na cultura clássica greco-latina. Também oi quando os estados modernos começaram a se organizar e surgir. E havia interferências na igreja. O papa chegou a ser preso, levado para o sul da França, onde ficou cerca de 70 anos.

“Santa Catarina era uma jovem humilde, mas muito religiosa, fiel e corajosa”, ressaltou o Arcebispo, ao recordar a Santa como uma mulher simples, mas muito sábia e que, por este motivo, foi proclamada doutora da igreja.

“Santa Catarina de Sena permanece como um ícone, como a imagem da mulher que tem uma grande contribuição a dar na vida da igreja, mesmo sem ser da hierarquia da igreja. Não precisa ser da hierarquia da igreja para fazer coisas importantes. Na vida da Igreja, quanto as santas mulheres foram consagradas ou esposadas mulheres que deram a vida pelo evangelho, às vezes no martírio e fizeram tanto na vida da igreja”, complementa, rezando para que a Santa interceda pelas mulheres que atualmente fazem tanto pela vida da Igreja.

HÁ 15 ANOS A POSSE COMO ARCEBISPO

O Cardeal também recordou que há exatos 15 anos, em 29 de abril de 2007, ele assumia como 7° Arcebispo de São Paulo.

“Eu agradeço a Deus, porque Ele está me dando forças para levar avante a minha missão nesta grande e querida Arquidiocese de São Paulo. Peço também oração de todos vocês para que Deus continue me dando força, iluminando e dando coragem para enfrentar cada dia a missão. De maneira especial neste tempo, de sínodo arquidiocesano, no qual pomos muita esperança para a renovação da vida da Igreja”, finalizou.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários