Dom Odilo: ‘Jesus vem ao nosso encontro e acalma nossos medos’

Destacou o Cardeal Scherer em seu programa diário de rádio

Foto: Luciney Martins/O SÃO PAULO

No “Encontro com o Pastor”, da terça-feira, 2, o Cardeal Scherer falou aos ouvintes da rádio 9 de Julho sobre os Santos Eusébio de Vercelli e Pedro Julião Eymard, celebrados neste dia, além de conversar sobre o Evangelho do dia e o mês vocacional. 

Acerca de Santo Eusébio, Dom Odilo destacou que o santo italiano foi um bispo que propagou a fé, “um grande pastor da Igreja”. Já São Pedro Julião, fundador da Congregação dos Padres do Santíssimo Sacramento, marcou sua vida pela centralidade na adoração eucarística. 

“Jesus que se doa a nós como pão vivo, mas também como memória, lembrança e sacramento do seu sacrifício na cruz, para que perpetuamente o tenhamos entre nós.”, afirmou Dom Odilo, exortando os ouvintes a terem Jesus como amigo. “Temos a possibilidade, por meio da adoração eucarística e momentos de oração, de cultivar a amizade verdadeira com Jesus na Eucaristia”, frisou. 

O Cardeal comentou ainda sobre o Evangelho do dia (Mt 14,22-36), no qual, após despedir-se de uma multidão, Jesus sobe ao monte para orar, enquanto os discípulos estavam em uma barca. Pelas três horas da manhã, Jesus encontrou os discípulos andando sobre o mar e acalmou o mar e as tempestades. 

Dom Odilo destacou o significado simbólico dessa leitura, ressaltando que a “barca atravessando o mar é a imagem da nossa vida, pois ela atravessa o mar do tempo, da história e nela vamos navegando.” O Arcebispo também frisou que, assim como a barca no mar, ao longo da vida, “passamos por momentos de crises, de dificuldade e parece que tudo se faz escuro”, mas “Jesus vem ao nosso encontro e acalma os nossos medos, a nossa ‘tempestade’, e pede de nós uma grande fé para o acompanhar e o acolher sempre no barquinho da nossa vida”. 

Por fim, o Arcebispo ressaltou que, nesta semana do mês vocacional, se recorda a vocação ao ministério ordenado, e exortou os ouvintes a rezarem pelas vocações, “para que Deus envie operários a sua messe”, e, de modo especial, recordou os seminaristas e os padres que os acompanham no seminário. 

O Cardeal também recordou que no sábado, 6, acontecerá a 3a sessão do sínodo arquidiocesano, destacando que toda a Arquidiocese “se una neste momento importante que vivemos, para traçar diretrizes novas para o serviço pastoral e a evangelização na Arquidiocese”. 

OUÇA O PROGRAMA NA ÍNTEGRA

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários