Dom Odilo: pelo Batismo, somos chamados a pensar conforme o Espírito de Deus

O Arcebispo de São Paulo também comentou sobre a 59ª Assembleia Geral da CNBB

Luciney Martins /O SÃO PAULO

A abertura à graça e ação Divina foram temas abordados pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer no programa “Encontro com o Pastor”, da terça-feira, 26, na rádio 9 de Julho.

A Igreja vive a segunda semana após a Páscoa, na qual ainda são lidos os testemunhos de Jesus ressuscitado.

O Arcebispo de São Paulo comenta a liturgia do dia, que se inicia com a leitura do trecho em que Jesus fala com Nicodemos sobre o nascer de novo. Quando Cristo pede Nicodemos para nascer do alto, este não entende, mas o Mestre explica para que carne é carne e o que nasceu do espírito é espírito. E para servir a Deus, é preciso estar no Espírito de Deus, no Espírito Santo.

“Pelo Batismo, nascemos do alto, do Espírito e, por isso, nossa vida está escondida em Deus por meio de Jesus Cristo. Pela água do Batismo, fomos purificados, como recordamos na noite da Páscoa, renovando os nossos compromissos batismais, nossa profissão de fé em Deus e a nossa renúncia a Satanás, para abraçarmos a nossa fé em Deus. Devemos, portanto, perseverar para que nossa fé nos leve até a salvação, até a vida eterna”, comentou.

Aponta ainda que Nicodemos não entende o que Cristo quer dizer, porque pensa conforme os homens, conforme a natureza humana. Jesus o convida a pensar conforme Deus, segundo o Espírito de Deus; e observa que os que recebem o Espírito Santo são convidados ao longo de toda a vida a ser dóceis e fiéis ao Espírito Santo para viver a graça do Batismo, orientando a vida para Deus.

59ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB

Dom Odilo citou o início da 59ª Assembleia Geral da CNBB, em 25 de abril, que será feita em duas etapas. A primeira acontece até 29 de abril, de modo on-line.

“Estamos em mais de 350 bispos nesta Assembleia Geral da CNBB. Momento muito rico de participação do episcopado brasileiro. Praticamente todos os bispos estão participando. Embora feito pela internet, possibilita uma boa interação, participação. Existem amplos momentos de escuta, mas também de partilha, um compartilhar de nossas impressões, nossas reflexões”, disse.

O Cardeal Scherer comentou que entre os assuntos a serem tratados estão a catequese, a liturgia, as traduções dos textos litúrgicos, a situação do clero, as vocações, os seminários e o trabalho missionário da igreja.

Por fim, pediu que os fiéis rezem para o bom êxito da assembleia.

OUÇA A ÍNTEGRA DO PROGRAMA “ENCONTRO COM O PASTOR”
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários