Em missa no Mosteiro da Luz, Dom Odilo exorta os fiéis à atenção com os enfermos

Arcebispo Metropolitano presidiu a celebração que tradicionalmente ocorre aos sábados à tarde, com a participação dos ouvintes da rádio 9 de Julho

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Na memória litúrgica de Nossa Senhora de Lourdes, no sábado, 11, os ouvintes da rádio 9 de Julho, da Arquidiocese de São Paulo, participaram, no Mosteiro da Luz, da missa que acontece semanalmente, desta vez presidida pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo. 

Ao saudar os fiéis no início da missa, Dom Odilo também recordou que naquela data se celebrava o Dia Mundial do Enfermo, e, assim, exortou os fiéis a recordarem os doentes, profissionais da área da Saúde e todos os que cuidam dos enfermos. Ele também pediu orações pelas vítimas e pelos feridos dos terremotos que ocorreram naquela semana na Turquia e na Síria. 

A celebração, transmitida pela própria rádio e pela Rede TV!, foi concelebrada pelo Padre Luiz Carlos Ferreira Tose Filho, secretário episcopal. Além dos fiéis leigos, também participaram as Monjas Concepcionistas da Imaculada Conceição que moram no Mosteiro da Luz e cuidam dele. 

Luciney Martins/O SÃO PAULO

PRATICAR A FÉ HONESTAMENTE 

Na homilia, Dom Odilo recordou a continuação do Evangelho do “Sermão da Montanha”, proclamado nos dois domingos anteriores. O Cardeal ressaltou que Jesus faz uma revisão das prescrições religiosas do tempo e do povo. “Jesus se apresenta como aquele que é o Mestre dos Mestres”, afirmou, ressaltando que o povo reconheceu que Cristo tem autoridade e que vem ensinar a Verdade. 

“O que Jesus ensina, aqui, é praticar a religião honestamente, verdadeiramente”, afirmou Dom Odilo, frisando que muitas vezes haja quem distorça as verdades da fé e os mandamentos de Deus. O Arcebispo destacou que Jesus ensina a fazer o bem, e fazê-lo de coração reto e sincero. 

“A nossa prática religiosa deve ser a busca sincera, verdadeira e humilde de Deus. Nem sempre conseguimos fazer isso, pois as fraquezas humanas são tantas, mas a nossa busca e o nosso esforço devem ser verdadeiros”, exortou. 

Luciney Martins/O SÃO PAULO

‘CUIDA BEM DELE’ 

Ainda na homilia, Dom Odilo recordou a mensagem do Papa Francisco para o 31º Dia Mundial do Enfermo, que tem como título “Cuida bem dele”, referindo-se à parábola do Bom Samaritano. 

“Cuidemos bem dos doentes, use- mos todo o sentido humano verdadeiro. Cuidar de quem sofre é humano”, frisou, afirmando que desprezar quem sofre é perder a humanidade. “Quando não temos mais a capacidade, a sensibilidade, de cuidar de quem sofre, de quem está doente, de quem está mal, perdemos a humanidade.” Ao final da celebração, Dom Odilo pediu a intercessão de Nossa Senhora de Lourdes pelos enfermos. “A enfermidade pode ser um momento de Deus em sua vida”, ressaltou, destacando que muitas pessoas, em momentos de enfermidade, tiveram uma experiência de Deus e Dele se aproximaram. 

MISSA COM OS OUVINTES 

A missa com a presença dos ouvintes da rádio 9 de Julho é um encontro de fé e devoção, e ocorre semanalmente, aos sábados, às 16h, sendo transmitida ao vivo em AM 1.600 kHz e pelo site, diretamente do templo fundado por Santo Antônio de Sant’Anna Galvão, o Mosteiro da Luz. Foi iniciada há 17 anos, por iniciativa do então diretor-geral da rádio, o Monsenhor Dário Bevilacqua. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários