Entre nós está o Cristo Ressuscitado

Após dois anos de restrições para a participação nas celebrações presenciais em razão da pandemia, os católicos na Arquidiocese de São Paulo vivenciaram intensamente as celebrações do Tríduo Pascal e do Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor. Ao longo da última semana, foi comum ver as igrejas repletas de fiéis, bem como o testemunho público em momentos como a procissão pelas ruas com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores, na Sexta-feira Santa, e com o Cristo Ressuscitado, no Domingo de Páscoa, além da bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal, que algumas das paróquias fizeram em praças da cidade.

Confira a seguir algumas das imagens. Outras podem ser vistas nas redes sociais pelas hashtags semanasantaarquisp ou #pascoaarquisp.

Padres Dorival Leite (CRL), Pároco, Mario Scopel (CRL), Vigário Paroquial, conduziram a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal da matriz e das comunidades da Paróquia Imaculado Coração de Maria, na Região Brasilândia, no Sábado Santo.

Na Sexta-feira Santa, a ação litúrgica da Paixão do Senhor, conduzida pelo Padre Túlio de Paiva, Pároco, e o Diácono Elias Honório, foi realizada pela Paróquia Santa Bernadette, na Região Belém, na quadra da Escola Estadual Professor Joaquim Braga de Paula.

No Sábado Santo, o Padre Benedito Vicente de Abreu, Pároco, realizou a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal na Paróquia Santo Antônio Maria de Ligório, na Região Ipiranga.

Na Sexta-feira Santa, 15, aconteceu o Ofício das Trevas, com salmos e orações, na Paróquia São José, no Jardim Europa, Região Sé, com a participação do Pároco, Dom Oswaldo Paulino, do Padre Hugo Rá- mon Váquez, do seminarista Gustavo Silva e de todos os ministros extraordinários da Sagrada Comunhão

Padre Natanael Pires, Pároco da Paróquia Bom Pastor, na Região Brasilândia, realizou o rito do lava-pés na Missa da Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, na quadra Canarinho, próxima à matriz paroquial. Paroquianos que tiveram os pés lavados representaram os 12 apóstolos.

Fiéis participaram da procissão com as imagens do Senhor Morto e de Nossa Senhora das Dores em ruas próximas à matriz da Paróquia Santa Maria Madalena e São Miguel Arcanjo, na Região Sé, conduzida pelo Padre Donizete José Xavier, Pároco.

Durante a Vigília Pascal na Paróquia São José do Belém, na Região Belém, presidida pelo Padre Marcelo Maróstica Quadro, Pároco, um catecúmeno recebeu o sacramento do Batismo, e quatro a primeira Eucaristia e a Crisma.

Após a Missa do Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, no dia 17, aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Mãe de Deus, na Região Brasilândia, a procissão da imagem do Cristo Ressuscitado pelos arredores da igreja, ocasião em que o Padre Neil Charles Crombie, Pároco, abençoou o Seminário Santo Cura d’Ars e, em seguida, a rádio 9 de Julho, que ficam no entorno da Paróquia.

Na Missa do Ceia do Senhor, na Quinta-feira Santa, Frei Guilherme Pereira Anselmo Júnior, Pároco da Paróquia Nossa Senhora de Fátima, na Região Santana, realizou o rito do lava-pés, com a participação de jovens que se preparam para receber o sacramento da Crisma.

Na Vigília Pascal, Padre Juliano Maroso Gonçalves, Pároco, conduziu o Círio Pascal na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, na Região Belém.

Encenação teatral, com o Coral da Paixão de Cristo, foi realizada na Sexta-feira Santa na Paróquia Santa Luzia, na Região Santana.

A Vigília Pascal na Paróquia Santa Cecília, na Região Sé, foi iniciada com a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio na Praça Santa Cecília, seguida de missa, presidida pelo Cônego Alfredo Nascimento, Pároco.

Na aurora do Domingo de Páscoa, 17, a Paróquia São José do Maranhão, na Região Belém, realizou a procissão do encontro, com a cruz de Cristo e as imagens de Nossa Senhora das Dores e do Cristo Ressuscitado.

Após a Missa da Ceia do Senhor, presidida pelo Padre Antônio Bogaz, Pároco, foi realizada a vigília e adoração ao Santíssimo na Paróquia Nossa Senhora Achiropita, na Região Sé.

Solene Vigília Pascal na Paróquia Nossa Senhora da Consolação, na Região Sé, presidida pelo Padre Alessandro Enrico de Borbón, Pároco.

No Sábado Santo, o Padre Pedro Augusto Ciola de Almeida, Pároco, realizou o rito da bênção do fogo novo e do acendimento do Círio Pascal na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na Região Lapa.

Fiéis participaram da ação litúrgica da Paixão de Cristo na Paróquia Santa Cruz de Itaberaba, na Região Brasilândia, presidida pelo Padre Carlos Alves Ribeiro, Pároco.

Missa do Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor na Paróquia Jesus no Horto das Oliveiras, na Região Santana, foi presidida pelo Frei Ernane Pereira Marinho, Pároco.

Após a Missa da Ceia do Senhor, Padre Sílvio César da Silva, SDB, Pároco, e fiéis participaram da vigília e adoração ao Santíssimo na Paróquia Santa Teresinha, na Região Santana.

Na Sexta-feira Santa, aconteceu a encenação da Paixão de Cristo na Paróquia Nossa Senhora das Dores, na Região Brasilândia. A direção espiritual da atividade foi do Padre João Henrique Novo do Prado, Pároco.

Na Missa da Ceia do Senhor, Padre Salvador Armas, Pároco, realizou o rito do lava-pés na Paróquia São Domingos Sávio, na Região Santana.

Ação litúrgica da Paixão de Cristo foi realizada na Sexta-feira Santa no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Padre Jeferson Mendes de Oliveira, tendo entre os concelebrantes o Padre Zacarias Paiva, Pároco e Reitor.

Nas ruas próximas ao Santuário São Judas Tadeu, na Região Ipiranga, fiéis e padres dehonianos participaram da procissão com o Senhor Morto e Nossa Senhora das Dores, na Sexta-feira Santa.

Na Missa da Ceia do Senhor na Paróquia São Thomas More, na Região Lapa, o Pároco, Padre Pedro Cardoso, SJC, realizou o rito do lava-pés. Um dos fiéis que teve o pé lavado é uma pessoa com deficiência.

No Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, Padre Reuberson Ferreira, MSC, presidiu missa no Santuário de Nossa Senhora do Sagrado Coração, na Região Belém.

No Sábado Santo, após a bênção do fogo novo e o acendimento do Círio Pascal na Paróquia São Patrício, na Região Lapa, fiéis fizeram uma breve procissão luminosa no entorno da igreja matriz, antes da solene Vigília Pascal, presidida pelo Padre Ernandes Alves da Silva Júnior, Pároco.

Fiéis participaram da Solene Vigília Pascal na Paróquia Imaculada Conceição, na Região Ipiranga, presidida pelo Padre Boris Agustín Nef Ulloa, Pároco, e concelebrada pelo Padre Rodrigo Thomaz, Vigário Paroquial.

Com o tema “Caminhando com Jesus, caminhando com o povo da rua”, aconteceu na Sexta-feira Santa, 15, pelas ruas do centro da cidade, a Via-Sacra do Povo da Rua, organizada pelas pastorais, grupos, movimentos e novas comunidades que atuam em prol dos ‘irmãos de rua’.

CLIQUE E LEIA A ÍNTEGRA DA NOTÍCIA

Na Quarta-feira Santa, 13, a Pastoral do Menor da Arquidiocese organizou missa, com o rito do lava-pés, na unidade feminina Ruth Pistori da Fundação Casa, com a participação de todas as internas e de funcionários. A missa foi pre- sidida pelo Padre Rodrigo Felipe, Pároco da Paróquia Santa Cristina, na Região Ipiranga. Também participou o Frei Demerval Reis, sacerdote mercedário da Paróquia Nossa Senhora das Mercês.

CELEBRAÇÕES COM OS BISPOS AUXILIARES

No Sábado Santo, 16, Dom José Benedito Cardoso presidiu a Vigília Pascal na Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Setor Leopoldina da Região Lapa.

Na Área Pastoral São Domingos, Setor Pastoral Cursino da Região Ipiranga, o Tríduo Pascal foi celebrado como sinal do reflorescimento da esperança. Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Ipiranga, presidiu as celebrações de Quinta-feira Santa, 14, e a Vigília Pascal, no Sábado Santo, 16.

No Domingo de Páscoa, 17, Dom José Benedito Cardoso presidiu a missa das 8h na Comunidade Missão Eucarística Voz dos Pobres, na Vila Gomes, Setor Butantã da Região Lapa.

No sábado, 16, Dom Ângelo Ademir Mezzari, RCJ, presidiu a solene Vigília Pascal na Paróquia Sagrada Família, Setor Cursino da Região Ipiranga, concelebrada pelos Freis Claudemir Rodrigues da Silva, OP, e Luiz Carlos da Silva, OP. Na Vigília, cinco catecúmenos foram batizados, 12 receberam a primeira Eucaristia e 15, o sacramento da Crisma.

Durante a Semana Santa, algumas das celebrações na Paróquia Nossa Senhora da Paz, Setor Jaraguá da Região Brasilândia, foram presididas por Dom Carlos Silva, OFMCap, e concelebradas pelo Padre Gleidson Novaes, Pároco.

No Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, 17, Dom Jorge Pierozan presidiu missa na Capela Santa Rita, da Paróquia Nossa Senhora da Piedade, Setor Jaçanã da Região Santana, assistido pelo Diácono Michel Dutra, SDB.

No Domingo de Páscoa, 17, a Missa da Ressurreição do Senhor na Paróquia Divino Salvador, Setor Pastoral Jardins da Região Sé, foi presidida por Dom Carlos Lema Garcia, e concelebrada pelos Padres Edson Donizete Toneti, Pároco, Sidney José Baro- ni e Ney de Souza.

Dom Jorge Pierozan presidiu as celebrações do Tríduo Pascal, entre os dias 14 e 16 – Missa da Ceia do Senhor, ação litúrgica da Paixão do Senhor e a Vigília Pascal na Capela Nossa Senhora das Graças da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, Setor Jaçanã da Região Santana.

Na Quinta-feira Santa, 14, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida dos Ferroviários, Setor Pastoral Brás da Região Sé, Dom Carlos Lema Garcia presidiu a Missa da Ceia do Senhor, tendo como concelebrante o Padre Lorenzo Nacheli, Pároco.

No Domingo da Páscoa da Ressurreição do Senhor, dia 17, na Basílica Menor de Sant’Ana, Dom Jorge Pierozan, Bispo Auxiliar da Arquidiocese na Região Santana, presidiu a missa das 18h.

Na Sexta-feira Santa, 15, Dom Carlos Lema Garcia presidiu a ação litúrgica da Paixão do Senhor na Igreja Nossa Senhora do Carmo – a da Ordem Terceira do Carmo, Setor Pastoral Catedral na Região Sé. Concelebrou o Frei Marcelo Amaral de Aquino, O.Carm, Capelão.

Na Semana Santa, entre os dias 11 e 13, Dom José Benedito Cardoso presidiu cinco missas nos Centros de Detenção Provisória de Pinheiros I, II e III.

No Sábado Santo, 16, Dom Carlos Lema Garcia presidiu a cerimônia da Vigília Pascal na Paróquia Nossa Senhora do Brasil, Setor Pastoral Jardins da Região Sé, tendo como concelebrantes os Padres Michelino Roberto, Pároco, e Bruno Muta Vivas.

Dom José Benedito Cardoso presidiu a missa do Domingo de Páscoa às 10h na Paróquia São José Operário, no Jardim Sarah, Setor Rio Pequeno da Região Lapa. Concelebrou o Padre Leandro Calazans, Pároco.

(Com a colaboração das equipes de Pastoral de Comunicação das paróquias e das regiões episcopais)

Deixe um comentário