ExpoCatólica 2022: maior feira católica da América Latina acontece em São Paulo

Entre os dias 27 e 30, acontece em São Paulo a 15º edição da ExpoCatólica, a maior feira de produtos e serviços para igrejas e instituições católicas da América Latina. O evento reúne expositores de livros, artigos religiosos, móveis, equipamentos, serviços, turismo e educação católicos. 

ExpoCatólica 2022: maior feira católica da América Latina acontece em São Paulo, Jornal O São Paulo
ExpoCatólica/Divulgação

Prevista para acontecer em 2021, a feira foi adiada em razão da pandemia de COVID-19 e agora marca a retomada das atividades das empresas desse segmento. O evento ocupará cerca de 8,5 mil metros quadrados do Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, com 200 expositores em 180 estandes, quatro auditórios, onde acontecerão seis eventos simultâneos, e cerca de 30 palestras gratuitas e apresentações musicais. 

Fábio Castro, diretor da Promocat Marketing Integrado, empresa idealizadora e promotora da feira, explicou ao O SÃO PAULO que o principal objetivo da ExpoCatólica é a promoção do segmento de empresas de produtos e serviços que contribuem com a Igreja na sua missão evangelizadora. 

O empresário ressaltou que, após a fase mais aguda da pandemia, as empresas estão buscando retomar ações, pois a interrupção das atividades religiosas presenciais impactou diretamente os fornecedores de produtos e serviços para instituições eclesiásticas. “Sem dúvida, a feira será um grande divisor de águas, porque, de certa forma, coloca novamente os expositores em contato com os clientes. Por isso, os expositores estão animados e esperam que, após a feira, possam reencontrar o caminho do crescimento”, completou. 

“A ExpoCatólica deste ano está preparada com uma força maior não só para os estandes e expositores comerciais, como também para o âmbito institucional, como o turismo religioso, a música católica e a animação vocacional e pastoral”, completou o idealizador. 

Fábio Castro enfatizou que a ExpoCatólica é uma feira de negócios e leva em conta os critérios, respeito e cuidado que a Igreja exige para tal, tendo como fim último sua ação evangelizadora. Ele esclareceu, ainda, que a fé não pode ser comercializada, pois é um dom de Deus recebido por cada pessoa: “O que buscamos é promover produtos e serviços de qualidade que favoreçam a ação da Igreja e, consequentemente, a experiência de fé das pessoas que dela fazem parte.” 

O público maior da ExpoCatólica é de representantes de instituições religiosas, padres, religiosos, agentes de pastoral e lojistas, inclusive aqueles que comercializam produtos e artigos religiosos, como presentes: camisetas, imagens sacras, terços, medalhas, CDs, bíblias, entre outros. No sábado e no domingo, a feira também é mais voltada ao público em geral. A entrada é gratuita, no entanto, os organizadores convidam os visitantes a doar 1kg de alimento não perecível ou um agasalho, que serão encaminhados a instituições de caridade. 

EVENTOS 

Da ExpoCatólica surgiram outras iniciativas voltadas para a capacitação na área da gestão eclesial, contabilidade fiscal de igrejas, formação para secretarias paroquiais, implantação e manutenção da pastoral do dízimo e capacitação técnica de agentes de pastoral da comunicação. 

Este ano, por exemplo, o evento sediará, no sábado, 28, o 1o Seminário de Coordenadores de Catequese, cujas informações estão disponíveis no link: https://catequistasbrasil.com.br 

ARQUIDIOCESE 

Como nas edições anteriores, a Arquidiocese de São Paulo estará presente com um estande na ExpoCatólica, com destaque para os meios de comunicação (jornal O SÃO PAULO, rádio 9 de Julho, folheto Povo de Deus e mídias digitais), além de organizações e serviços, como o Amparo Maternal. 

O estande contará com um estúdio multimídia de onde será transmitida uma programação especial para a rádio e mídias digitais, além da redação, que permitirá que os visitantes acompanhem o processo de edição do semanário arquidiocesano. 

Por ocasião do Dia Mundial das Comunicações Sociais, que será celebrado no domingo, 29, o Vicariato Episcopal para a Pastoral da Comunicação promoverá o evento “Pascom Experience”, uma série de laboratórios de mídia voltados para agentes da Pastoral da Comunicação. As inscrições podem ser feitas por este link.

Para saber mais sobre a ExpoCatólica ou fazer o credenciamento prévio, acesse: https://feira.expocatolica.com.br/

Deixe um comentário