Férias em SP: saiba onde há programação gratuita para aproveitar com a família

São atividades artísticas e culturais que ocorrem em parques, museus e outros espaços culturais espalhados por toda a cidade

Joca Duarte/Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo

O mês de janeiro chegou, e com ele as esperadas férias escolares. Embora seja um período ideal para descansar, a criançada quer mesmo é se divertir. Por isso, o jornal O SÃO PAULO reuniu nesta reportagem atividades gratuitas que estão acontecendo em diferentes lugares da cidade de São Paulo para aproveitar em janeiro com a família. 

Pelos parques

Para o respeitável público amante da magia circense, a dica é a programação do Mundo do Circo SP, inaugurado em dezembro passado no Parque Estadual da Juventude, na zona Norte da capital.  

Esse espaço permanente de arte circense conta com três lonas – Grande Lona, Lona Multiuso e Lona Magia do Circo. E ainda um Picadeiro a céu aberto. 

Em manutenção no atual momento, o espaço reabre no próximo dia 17, das 11h às 18h, com uma programação de férias que vai até o fim do mês, com apresentações e exposições. Na semana do aniversário de São Paulo, de 24 a 30 de janeiro, está previsto o Festival de Circo SP.

A técnica em edificações, Alessandra Fiori, 48, prestigiou com a cunhada e a sobrinha de 8 anos a programação que ocorreu em dezembro. Para ela, é um programa que vale a pena ir com toda a família.

“Tanto pela magia, quanto pela diversão. Nossos olhos brilham. É um espaço que leva a nossa imaginação além. Você ri das coisas mais simples, se apaixona pela dedicação de cada um e pelo amor ao trabalho deles. Você volta a ser criança”, disse Alessandra. 

Entre as atividades, Alessandra destacou o espaço de exposição que conta com itens da arte circense. “Fiquei muito encantada. Nunca tinha visto algo parecido. Nesse espaço você interage com tudo”, frisou. 

O Parque da Juventude está localizado na Avenida Cruzeiro do Sul, 2630, ao lado do metrô Carandiru, em Santana. A agenda completa do Mundo do Circo SP está disponível aqui.

Outra programação que encanta os visitantes é a do Planetário do Carmo, localizado no Parque do Carmo – Olavo Egydio Setúbal, na zona Leste. 

Ao longo de todo o mês de janeiro, de sexta a domingo, das 13h às 17h, o Planetário está com uma programação que inclui jogos planetários, sessões de projeção do céu na cúpula e visita guiada. 

Aos sábados, há ainda atividades especiais, com apresentação lúdica, oficinas e cinema ao ar livre. Está prevista também, para os dias 14, 21 e 28, observação noturna. 

No dia 25, haverá uma caminhada astronômica e uma oficina de lançamento de foguetes. 

A advogada Ingrid de Lima, 31, que mora em Goiânia (GO), está em São Paulo de férias com os filhos, um bebê de 11 meses e outro de 6 anos, e os levou para conhecer o Planetário.

“Meu filho mais velho ama planetas. Ele sabe identificar só olhando a imagem. Quando chegamos, ele apontou para uma das imagens e disse ‘este aqui é Marte’. Ele está encantado”, contou Ingrid. 

A nutricionista e pedagoga Érica Capo, 40, visitou o Planetário com a mãe e as duas filhas, que têm 7 e10 anos. “Tinha vindo aqui com 15 anos. Gostei bastante das atividades, principalmente dos esclarecimentos sobre as constelações, o que me fez relembrar. É interessante a maneira como os monitores explicam”, comentou. 

O Parque do Carmo fica na Rua John Speers, 157, em Itaquera. Informações completas da programação do Planetário do Carmo podem ser conferidas na rede social: @planetariossp

Para quem busca atividades educativas, o endereço certo é o Parque da Água Branca – Dr. Fernando Costa, situado na zona Oeste da capital.

O parque está com uma Agenda Educativa. Em todos os fins de semana de janeiro, das 9h às 17h, ocorre no Pavilhão 1 o “Circuito de jogos: recreação ambiental no Água Branca”.

Dentre as atividades, há jogo da memória com elementos do parque, twister com flores do parque, estações de leitura e desenho e pintura. 

Nos dias 21, 22, 28 e 29, também no Pavilhão 1, a diversão ficará por conta da atividade “Detetives da natureza”, em que os participantes, adultos e crianças, terão que seguir pistas para encontrar e conhecer cada árvore histórica do parque. 

No dia 25, às 9h, ocorrerá a “Caminhada histórica”, que destacará aspectos históricos da região e elementos arquitetônicos do parque, conectando os visitantes com a história e importância do parque enquanto patrimônio histórico, cultural e ambiental. A atividade será iniciada em frente à portaria principal.

O Parque da Água Branca fica na Avenida Francisco Matarazzo, 455, Água Branca. Mais informações podem ser encontradas na rede social do Parque da Água Branca: @aguabrancaparque.

Nos museus

A partir do dia 12, o Museu da Língua Portuguesa promoverá de quinta a sábado, das 10h às 17h, no Saguão B, o projeto “Estação Férias – nossas palavras são flâmulas”.

Sendo um espaço de aprendizagem de palavras em línguas indígenas por meio de desenhos, pinturas, letras e traços. A programação, que vai até o dia 28, está relacionada à exposição temporária “Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação”.

São vários nichos instalados no espaço, tendo almofada-cobra para crianças pequenas, livros de literatura indígena com esteiras e almofadas para leitura, além de locais para a criação de carimbos grandes e a construção de instrumentos, entre outros.  

Além disso, às quintas e às sextas-feiras, em quatro horários (10h, 11h, 13h30 e 15h), haverá a oficina “Nossas escritas são flâmulas”, com a criação de pequenas bandeiras com frases pintadas a partir da técnica do stencil.

Aos sábados, o saguão será ocupado com o projeto “Caravana lúdica”, composto por diversos jogos recolhidos ao redor do mundo. No dia 25, haverá a apresentação do Coral Mirim Guarani.

O Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, s/nº – Luz. Mais informações aqui.  

Já o Museu do Futebol está com uma programação gratuita na área externa, de terça a domingo, das 10h às 17h. São brincadeiras, jogos, atividades e oficinas. Dentre elas: piscina de bolinhas, chute a gol, pula-pula, que estarão disponíveis até o dia 5 de fevereiro. 

O Museu do Futebol fica na Praça Charles Miller, s/nº, no Pacaembu. Acesse a programação completa clicando aqui

Tour pela capital

Que tal conhecer as curiosidades da cidade de São Paulo por meio de um Tour Guiado? Isso é possível por meio da iniciativa do Pátio Metrô São Bento, que oferece esse passeio guiado aos sábados, às 11 horas da manhã, na Praça da Colmeia, no metrô São Bento. 

A previsão é que ocorra o Tour Guiado todos os sábados dos meses de janeiro e fevereiro, sendo o tema: “Destaques do Centro Histórico”. O passeio é gratuito, e as senhas devem ser retiradas a partir das 10h30. Mais informações pelo site.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários