Governo do Estado do Espírito Santo divulga santuários capixabas na ExpoCatólica

Estande também ressalta a devoção à Nossa Senhora da Saúde

Fernando Arthur/O SÃO PAULO

A Secretaria de Turismo do Estado do Espírito Santo está com estande na ExpoCatólica, localizado próximo a Praça Literária, em que divulga os principais pontos religiosos do estado. 

Ao O SÃO PAULO, Felix Castro, Secretário de Turismo de Ibiraçu (ES), ressalta a devoção a Nossa Senhora da Saúde, muito fervorosa na Diocese de Colatina.

TRADIÇÃO

A devoção a Nossa Senhora começou com os imigrantes italianos, em 1877, em uma pequena igreja construída na região, na qual trouxeram um quadro que foi colocado nesta capela. As famílias da região se reuniam, principalmente aos domingos, para fazer orações e recitarem o Terço. Em 1928, a pequena capela se tornou uma igreja maior, e em 1998, foi elevada a Santuário Diocesano. 

CAMINHOS DA SABEDORIA

Castro ressaltou que, além do Santuário de Nossa Senhora da Saúde, a cidade de Ibiraçu, no interior do estado, promove um roteiro de peregrinação, que tem como proposta o diálogo entre o Cristianismo e o Budismo. 

Intitulado de “Caminhos da Sabedoria”, a peregrinação integra o espaço urbano e rural do município, possuindo 108km de peregrinação. 

“O Caminho começa na Igreja Matriz da nossa cidade, percorre várias capelas do interior de Ibiraçu e passa pelo Mosteiro Zen Budista, e percorre até o Santuário de Nossa Senhora da Saúde” ressalta. 

SÃO JOSÉ DE ANCHIETA 

No estande, o visitante pode obter informações também sobre o “Caminho de Anchieta” que recupera o roteiro das caminhadas regulares que São José de Anchieta empreendia ca cada duas semanas, deslocando-se a pé de Reigitiba até o Colégio de São Tiago, na então Vila de Vitória, que no século XX foi transformado no Palácio Anchieta, sede do Governo do Estado do Espírito Santo. Sobre o santo, também há a promoção do Santuário Nacional de São José de Anchieta, com mais de 430 anos de história. 

BASÍLICA DE SANTO ANTÔNIO

Outro ponto religioso destacado é o Santuário-Basílica de Santo Antônio, localizado em Vitória, capital do estado. O Santuário, projetado e construído a partir de 1956 e concluído na década de 1970, apresenta-se como um dos cartões-postais de Vitória. 

O Santuário recorda a arquitetura renascentista italiana, caracterizada pela perfeição e simetria das formas e medidas, e teve como modelo inspirador, a Igreja de Nossa Senhora da Consolação, em Todi, na Itália. 

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários