Líderes religiosos participam de ato em memória das vítimas do Holocausto

Fabiana Koren/Congregação Israelita Paulista

A comunidade judaica paulista lembrou no domingo, 29 de janeiro, o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O ato, realizado pela Federação Israelita do Estado de São Paulo (Fisesp) e pela Congregação Israelita Paulista (CIP), reuniu na Sinagoga Etz Chaim, no bairro da Consolação, sobreviventes, autoridades políticas e civis, líderes religiosos e institucionais. 

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo Metropolitano de São Paulo, participou do ato, marcado com o acendimento de seis velas, em recordação dos 6 milhões de judeus assassinados durante o Holocausto e as outras vítimas do nazismo. Entre as autoridades civis, estavam o vice-governador do Estado de São Paulo, Felício Ramuth, e o prefeito da capital, Ricardo Nunes, além de 21 embaixadores e cônsules.

Durante o evento, houve a exibição dos filmes da campanha “Obrigado Paulistanos” e “Viver para Contar. Contar para Viver”, que traz os sobreviventes do Holocausto como personagens, além de uma apresentação musical das crianças e jovens da CIP, conduzida pela maestrina Tania Travassos, que se encerrou com os jovens entregando flores aos sobreviventes.

No local, havia uma exposição exclusiva com objetos, fotos e gravuras que pertencem ao Museu Judaico, retratando o racionamento, a subnutrição e a fome nos campos de concentração.

O cônsul de Israel em São Paulo, Rafael Erdreich, relatou como o Holocausto marcou com as sombras a história de sua família, assim como a de mais de 6 milhões de indivíduos. “Foram sonhos encerrados, esperanças esfaceladas, destinos não traçados, vidas fatalmente terminadas. O que se seguiu foi a luz para muitos: a criação do Estado de Israel. Lar para os judeus, onde podemos nos sentir seguros, honrando nosso passado e criando as futuras gerações”. 

Emocionado, o sobrevivente Gabriel Waldman, que viveu os horrores do nazismo quando criança e a opressão do comunismo na Hungria, compartilhou sua história de vida e a profunda tristeza quando descobriu que o pai da sua primeira namorada foi um oficial nazista do Campo de Treblinka, preso no Brasil. 

(Com informações da CIP)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários