No Congresso Eucarístico, Vigília das Juventudes reúne cerca de 20 mil jovens no Centro de Convenções

Um mar de gente participou da Vigília das Juventudes, na virada do sábado, 12 para o domingo,13, no pátio externo do Centro de Convenções, em Olinda. A vigília, que faz parte da programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional, teve início às 20 horas e encerrou-se às sete da manhã, com participação de cerca de 20 mil pessoas. A organização do evento ficou por conta das Novas Comunidades, de aliança ou de vida, que vivem o evangelho com carismas distintos mas de forma fielmente comprometida com o Evangelho.

Nem mesmo a chuva atrapalhou a festa dos jovens que compareceram. Depois de quase uma hora de animação com músicas e coreografias, o público recebeu a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que numa breve saudação mostrou satisfação em ver o grande número de participantes no evento. “Esta é uma demonstração de que a Igreja é jovem, de que Jesus é atual e sempre será”, comentou o arcebispo. “A presença da juventude na Igreja fala muito sobre viver em comunidade e com alegria”.

Encenado por integrantes da Comunidade Católica Shalom, o espetáculo O Canto das Irias impressionou os fiéis, representando a luta de cada um contra os desafios do mundo e a vitória alcançada com a adesão a Jesus. Relíquias dos beatos Carlo Acutis e Benigna Cardoso ficaram em exposição – ambos morreram ainda adolescentes, dando testemunho de sua santidade. Vindo do Mato Grosso do Sul, o padre Fábio Vieira, que viveu com a família Acutis durante o período mais rígido da pandemia de Covid-19, falou sobre a história do jovem que hoje é candidato a patrono da internet, recordando seu amor e dedicação à Eucaristia. A história da menina Benigna, beatificada há menos de um mês, no Ceará, foi contada pelos padres Wesley e Paulo Evangelista – sua vida ensina o temor a Deus e cuidado com a catequese dos pequenos.

Um momento de louvor conduzido pelo padre Joãozinho precedeu a celebração da Santa Missa, que foi presidida pelo bispo de Caicó, dom Antônio Carlos, que relembrou o dia Internacional dos Pobres e a sensibilidade de vivenciar este dia durante o Congresso Eucarístico.

A tão esperada presença do frei Gilson do Monte agitou os que participavam da vigília. Entre músicas e orações, o frade falou ao público sobre penitência e a permanência de Deus na vida e na história. Na madrugada, a chuva forte não afugentou os jovens, que se mantiveram em vigília com adoração ao Santíssimo Sacramento, inclusive com reza do rosário, que encerrou a Vigília das Juventudes por volta das seis e meia da manhã. “Não tenho dúvida em dizer que foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida”, disse a engenheira Solange Pessoa. “Foi absolutamente maravilhoso ver tantas pessoas juntas em louvor e oração, mesmo na chuva, e adorando Jesus”, finalizou.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários