No Congresso Eucarístico, Vigília das Juventudes reúne cerca de 20 mil jovens no Centro de Convenções

No Congresso Eucarístico, Vigília das Juventudes reúne cerca de 20 mil jovens no Centro de Convenções, Jornal O São Paulo

Um mar de gente participou da Vigília das Juventudes, na virada do sábado, 12 para o domingo,13, no pátio externo do Centro de Convenções, em Olinda. A vigília, que faz parte da programação do 18º Congresso Eucarístico Nacional, teve início às 20 horas e encerrou-se às sete da manhã, com participação de cerca de 20 mil pessoas. A organização do evento ficou por conta das Novas Comunidades, de aliança ou de vida, que vivem o evangelho com carismas distintos mas de forma fielmente comprometida com o Evangelho.

No Congresso Eucarístico, Vigília das Juventudes reúne cerca de 20 mil jovens no Centro de Convenções, Jornal O São Paulo

Nem mesmo a chuva atrapalhou a festa dos jovens que compareceram. Depois de quase uma hora de animação com músicas e coreografias, o público recebeu a presença do arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que numa breve saudação mostrou satisfação em ver o grande número de participantes no evento. “Esta é uma demonstração de que a Igreja é jovem, de que Jesus é atual e sempre será”, comentou o arcebispo. “A presença da juventude na Igreja fala muito sobre viver em comunidade e com alegria”.

Encenado por integrantes da Comunidade Católica Shalom, o espetáculo O Canto das Irias impressionou os fiéis, representando a luta de cada um contra os desafios do mundo e a vitória alcançada com a adesão a Jesus. Relíquias dos beatos Carlo Acutis e Benigna Cardoso ficaram em exposição – ambos morreram ainda adolescentes, dando testemunho de sua santidade. Vindo do Mato Grosso do Sul, o padre Fábio Vieira, que viveu com a família Acutis durante o período mais rígido da pandemia de Covid-19, falou sobre a história do jovem que hoje é candidato a patrono da internet, recordando seu amor e dedicação à Eucaristia. A história da menina Benigna, beatificada há menos de um mês, no Ceará, foi contada pelos padres Wesley e Paulo Evangelista – sua vida ensina o temor a Deus e cuidado com a catequese dos pequenos.

No Congresso Eucarístico, Vigília das Juventudes reúne cerca de 20 mil jovens no Centro de Convenções, Jornal O São Paulo

Um momento de louvor conduzido pelo padre Joãozinho precedeu a celebração da Santa Missa, que foi presidida pelo bispo de Caicó, dom Antônio Carlos, que relembrou o dia Internacional dos Pobres e a sensibilidade de vivenciar este dia durante o Congresso Eucarístico.

A tão esperada presença do frei Gilson do Monte agitou os que participavam da vigília. Entre músicas e orações, o frade falou ao público sobre penitência e a permanência de Deus na vida e na história. Na madrugada, a chuva forte não afugentou os jovens, que se mantiveram em vigília com adoração ao Santíssimo Sacramento, inclusive com reza do rosário, que encerrou a Vigília das Juventudes por volta das seis e meia da manhã. “Não tenho dúvida em dizer que foi um dos momentos mais emocionantes da minha vida”, disse a engenheira Solange Pessoa. “Foi absolutamente maravilhoso ver tantas pessoas juntas em louvor e oração, mesmo na chuva, e adorando Jesus”, finalizou.

Fonte: Pascom da Arquidiocese de Olinda e Recife

Deixe um comentário