Novenas: A devoção popular que surgiu no princípio da Igreja

As novenas com o passar do tempo foram modificando suas formas conforme o aumento de sua popularidade

Novenas: A devoção popular que surgiu no princípio da Igreja
Luciney Martins/O SÃO PAULO

O jornal O SÃO PAULO dá sequência a série de reflexões sobre os sinais da fé cristã, desta vez destacando as novenas, que estão entre as formas mais populares de devoção.

Acredita-se que essa prática teve sua origem ou inspiração no dia da Ascensão do Senhor ao céu, quando próprio Jesus indicou aos seus apóstolos que permanecessem um tempo unidos em oração até que recebessem o Espírito Santo prometido.  

“Ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem o cumprimento da promessa de seu Pai […]. Tendo entrando no cenáculo, subiram ao quarto de cima, onde costumavam permanecer. Todos eles perseveraram unanimemente na oração, juntamente com as mulheres, entre elas Maria, mãe de Jesus” (At 1, 4–14).

DEVOÇÃO POPULAR  

As novenas com o passar do tempo foram modificando suas formas conforme o aumento de sua popularidade. Na Igreja primitiva, familiares e amigos em luto rezavam oferecendo nove dias de oração ou missa pelo repouso do falecido. Atualmente, existem muitos tipos de novena que são rezadas conforme alguma necessidade atual, em honra dos Santos e Santas, Anjos e Arcanjos ou da Virgem Maria.

“Novena é uma oração que envolve nove etapas. Pode contemplar nove orações a serem recitadas ao longo de certo período, ou pode exigir que a mesma oração seja repetida nove vezes – diariamente, por exemplo, ao longo de nove dias, ou mesmo semanalmente, ao logo de nove semanas”, recorda o teólogo Scott Hahn, no livro “Sinais de Vida – Quarenta costumes católicos e suas raízes bíblicas”.

RECORREMOS A DEUS

Segundo os estudiosos, a novena é, antes de tudo, um ato e louvor ao Pai, Filho e Espírito Santo, por isso teria surgido o número nove a partir da soma de três vezes o três. Portanto, três dias de honra a cada pessoa da Santíssima Trindade.

Segundo Hahn, a origem também se deve pelo número nove proceder o dez, número redondo que representa a plenitude e a perfeição.

“Quando rezamos uma novena, é importante que recordemos os fundamentos das orações cristãs. Nós recorremos a Deus em nossas necessidades, elevamos a Ele nossas mentes e nossos corações, chamamos por coisas boas. Devemos ser cuidadosos para não tratar as orações como ações mecânicas ou mágicas”, reforça o teólogo.  

NOVENAS LITURGICAS  

A Igreja recomenda que essas devoções pessoais também se atrelem ao calendário litúrgico, como uma festa do Padroeiro ou a Novena de Natal, uma das mais populares que faz alusão aos nove meses de gestação de Jesus no ventre da Virgem Maria e que liturgicamente é celebrada de 16 a 24 de dezembro.

Nesse período, recita-se no Ofício Divino as sete famosas antífonas da expectação da Mãe de Jesus, que, pelo fato de se iniciarem com a exclamação “Ó”, deram origem ao título mariano de Nossa Senhora do Ó.

No Brasil, é popular o costume de se realizar a novena de Natal ao longo do Advento em grupos que se reúnem entre famílias. Hoje, existem subsídios, como o elaborado anualmente pela Arquidiocese de São Paulo, para orientar a reflexão dos encontros, geralmente iluminando a realidade local com a mística desse tempo litúrgico.

- publicidade -

Notícias relacionadas

Comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Compartilhe!

Últimas Notícias

Sínodo ajuda a identificar oportunidades para a ação missionária na Arquidiocese

O terceiro e último dia do Simpósio Missionário realizado pelo Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição, contou com a...

Padres compartilham com seminaristas experiências missionárias no Norte do Brasil

POR JOÃO FOUTO Atividade deu continuidade ao Simpósio Missionário realizado pelo Seminário Arquidiocesano Imaculada Conceição

São João Batista é festejado em 3 paróquias

Na Paróquia São João Batista, na Vila Ipojuca, a missa das 10h foi presidida pelo Padre Fabiano de Souza Pereira, Pároco, concelebrada...

Dom Odilo: ‘Acolher Jesus requer se comprometer com uma vida nova’

O Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, presidiu a missa na manhã desde sábado, 4,...

Centros esportivos serão reabertos na capital a partir do dia 5

Uso de máscara será obrigatório e usuários poderão fazer apenas caminhadas ao ar livre. Frequentadores terão que medir temperatura na entrada. Portões...

Newsletter