O Papa: as paróquias devem ser comunidades próximas, sem burocracia

Na mensagem de vídeo com a intenção de oração para o mês de fevereiro, Francisco convida a rezar pelas Paróquias. As paróquias “devem voltar a ser escolas de serviço e generosidade, com suas portas sempre abertas aos excluídos. E aos incluídos. A todos”.

Foi divulgada, nesta segunda-feira (30/01), a mensagem de vídeo do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de fevereiro.

O Pontífice convida a toda a Igreja Católica através da Rede Mundial de Oração do Papa a rezar pelas Paróquias.

O Santo Padre inicia a mensagem de vídeo, dizendo que “deveríamos colocar uma placa na porta das paróquias dizendo ‘Entrada livre'”.

As paróquias devem ser comunidades próximas, sem burocracia, centradas nas pessoas e onde se encontre o dom dos sacramentos. Elas devem voltar a ser escolas de serviço e generosidade, com suas portas sempre abertas aos excluídos. E aos incluídos. A todos.

O Papa lembra que “as paróquias não são um clube para poucos, algo que dá uma certa pertença social”. Segundo Francisco, a riqueza da Igreja não está nos edifícios, mas nas pessoas que vêm a eles. As imagens do vídeo, de paróquias de todo o mundo, mostram encontros de convivências, conversas, distribuição de material para os mais necessitados, visitas a idosos e doentes, shows, eventos internos e externos. É um vídeo cheio de vida. A vida que flui nas paróquias e que continua a torná-las – num mundo em que é cada vez mais fácil se retirar para dentro de si mesmo e que tende a preferir os pontos de encontro virtuais em vez dos presenciais – pontos de referência para muitos, onde a arte do encontro é aprendida.

Na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, publicada no início de seu pontificado, o Papa Francisco enfatiza a centralidade da paróquia: “Embora não seja certamente a única instituição evangelizadora”, escreve, citando uma expressão de João Paulo II na Christifideles laici, a paróquia tem a particularidade de ser “a própria Igreja que vive entre as casas de seus filhos e filhas”. Por esta razão, deve estar “em contato com as casas e a vida do povo” e não se tornar uma estrutura separada do povo ou um grupo de pessoas selecionadas que olham a si mesmas. Este “apelo à revisão e renovação das paróquias”, acrescenta ele, “ainda não deu frutos suficientes para aproximá-las ainda mais do povo”.

Por favor, sejamos ousados. Vamos todos repensar o estilo de nossas comunidades paroquiais. Rezemos para que as paróquias, pondo no centro a comunhão, a comunhão das pessoas, a comunhão eclesial, sejam cada vez mais comunidades de fé, de fraternidade e de acolhimento aos mais necessitados.

Fonte: Vatican News

guest
11 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários
Silas
Silas
1 ano atrás

Não vejo nenhuma proximidade. Os padre sempre ocupados, ocultos em seus mil e um afazeres. Às quintas não há exposição do Santíssimo (pelo menos na parte da manhã não vi nada disso nas vezes que fui) Se quero me confessar, é um parto, super complicado encontrar um padre, marcar, as secretarias numa má vontade em atender, em informar. Todas as paróquias nas redes sociais, mas a atenção às almas e o alimento das almas estão muito distantes da realidade. Não há mais silêncio nas celebrações, tudo tem que ser cantado (ato penitencial, salmo, glória e sobretudo no momento durante e pós comunhão) Eu pensando que vou à missa vivenciar um momento de silêncio e diálogo com Jesus Eucaristia, ledo engano. Parece que há mais barulho dentro das igrejas do que fora. É preciso repensar isso. Mas…é preciso coragem dos prelados para entender isso e ajudar os fiéis. Esse comentário acho inclusive que será até descartado, e não darão a mínima!

Cirlei Cunha
Cirlei Cunha
1 ano atrás

Pertenço a Paróquia Nossa Senhora Aparecida da Vila Albertina – SP a 52 anos, e me sinto muito feliz, nossa comunidade é muito unida e bem guiada pelo nosso Padre Francisco, nossas pastorais sempre ativas em sua missão de evangelizar e contribuir com os mais necessitados.

Neide Aquino
Neide Aquino
1 ano atrás

Neide
Nossa Igreja é Nossa Senhora Aparecida da Vila ALBERTINA SP na minha trajetória espiritual sempre encontrei as portas abertas das Paróquia acredito que o que faz a diferença e quando vc já tem a certeza do que vc procura que e estar em comunhão com Cristo e seus irmãos pq adversidades sempre encontramos

Simone Brasil
Simone Brasil
1 ano atrás

Meu nome é Simone Brasil, Voltei recentemente para a Paroquia N.S.Aparecida V.Albertina SP, me senti muito acolhida novamente por meus irmão em Cristo .
Nosso Padre francisco
vem nos pastoreando lindamente e nos conduzindo a uma Espiritualidade liturgica .
N.S.Aparecida Rogai por nos.

Maria Aparecida Gava
Maria Aparecida Gava
1 ano atrás

Pertenço a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de a muitos anos, estou feliz de ter o Padre Francisco nos guiando espiritualmente, sempre acolhedor e gentil com todos os paroquianos.
Maria Aparecida Gava

Bill Simões
Bill Simões
1 ano atrás

Pertenço a Paróquia Nossa Senhora Aparecida desde a década de 70 quando ainda era uma pequena capela, inclusive participei de vários movimentos para angariar fundos para a construção da nova igreja e tbm estive presente no lançamento da pedra fundamental, depois da igreja pronta recebi vários sacramentos: 1a eucaristia, crisma, matrimônio, etc. Atualmente nosso sacerdote é o Padre Francisco que vem exercendo sua vocação de uma forma admirável e pequenas mudanças já podem ser percebidas por conta disso. Pra finalizar fico feliz de participar da paróquia, pq aqui encontro amigos de longa data e o principal recebo a Santa Eucaristia que me fortalece para que eu possa ser igreja fora daqui diariamente.