Papa a bispos do Celam: nova sede esteja a serviço de quem vive nas periferias da vida

Através de uma carta, Francisco participou da inauguração da nova sede do Celam nesta terça-feira (12). O edifício fica em Bogotá, na Colômbia, para fortalecer a missão junto à Igreja na América Latina, já que, como recordou o Papa, “nossas estruturas materiais só têm sentido quando estão destinadas ao serviço, sobretudo, dos irmãos que vivem nas periferias mais extremas da vida”. O alerta também do Pontífice quanto a “três idolatrias que sempre ameaçam a marcha do Povo fiel de Deus”.

Papa Francisco e a presidência do Celam
Foto: Vatican News

A nova sede do Celam, o Conselho Episcopal da América Latina e Caribe, foi inaugurada oficialmente nesta terça-feira (12) em Bogotá, na Colômbia. O Papa Francisco, em mensagem dirigida a dom Héctor Miguel Cabrejos Vidarte, arcebispo de Trujillo e presidente do organismo da Igreja católica fundado há mais de 65 anos por Pio XII, concedeu a sua bênção para o novo espaço, desejando que a sua saudação fosse transmitida aos bispos do Celam, assim como aos sacerdotes, religiosos, colaboradores leigos e a todos participaram do evento.

Em carta escrita em espanhol, o Papa também agradeceu à presidência do organismo por ter sido informado sobre as novidades do Celam, no caso, a inauguração da nova sede. O Pontífice convidou, inclusive, “a dar graças a Deus pela conclusão bem sucedida desta obra material que pode ser de ajuda para levar adiante projetos de evangelização e de formação pastoral em apoio às Conferências Episcopais”. E Francisco acrescentou:

“Como uma comunidade de discípulos edificada ‘sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular’ (Ef 2,20), sentimos a necessidade perene de suplicar ao Senhor Ressuscitado que impulsione e fortaleça nossa missão eclesial com a força do seu Espírito Santo, para estar prontos para discernir os sinais dos tempos e para responder, a partir da perspectiva da fé, da esperança e da caridade, às necessidades do Povo Santo e fiel de Deus.”

Atenção às 3 idolatrias que ameaçam a missão

A inauguração das novas instalações do organismo faz parte do novo processo de renovação e reestruturação iniciado em 2019, como explicou dom Cabrejos Vidarte em coletiva de imprensa nesta segunda-feira (12). Já o Padre Adolfo Vera, administrador da nova sede, compartilhou a alegria de colocar “a serviço das conferências episcopais da América Latina o edifício da nova sede, que está sob gestão desde as presidências anteriores”. O Papa, assim, enfatizou a importância de usar as instalações com um único fim:

“Não esqueçamos que nossas estruturas materiais só têm sentido quando estão destinadas ao serviço, sobretudo, das nossas irmãs e irmãos que vivem nas periferias mais extremas da vida. E lembrem-se de estar atentos às três idolatrias que sempre ameaçam a marcha do Povo fiel de Deus: a mediocridade espiritual, o pragmatismo dos números e o funcionalismo que nos leva a ser mais entusiastas pelo plano de rota que pela rota.”

Fonte: Vatican News

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários