Papa fará viagem ao Congo e ao Sudão do Sul no início de 2023

A Sala de Imprensa da Santa Sé anunciou a visita apostólica do Papa Francisco nos dois países africanos de 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023. Na sua “Peregrinação Ecumênica de Paz” no Sudão, Francisco será acompanhado pelo Arcebispo de Canterbury e pelo moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia

Papa fará viagem ao Congo e ao Sudão do Sul no início de 2023, Jornal O São Paulo
Vatican Media

Foi anunciado pela Sala de Imprensa da Santa Sé a nova data da viagem do Papa Francisco à República Democrática do Congo e Sudão do Sul apresentada como uma “Peregrinação Ecumênica de Paz”. A viagem que já tinha sido organizada para o mês de julho de 2022, e foi cancelada por motivos de saúde do Santo Padre, e agora está prevista para 31 de janeiro a 5 de fevereiro de 2023.

O programa na RDCongo

O Papa partirá de Roma na terça-feira (31/01) com destino à capital da República do Congo, Kinshasa, depois da acolhida oficial no aeroporto local, chegada prevista às 15 horas, participará da Cerimônia de Boas-vindas no Palácio da Nação, e em seguida fará uma visita de cortesia ao Presidente da República na Sala Presidencial do Palácio da Nação. Às 17h30 está previsto um encontro com as Autoridades, a Sociedade Civil e o Corpo Diplomático no jardim do Palácio. Na ocasião o Papa fará seu primeiro discurso.

No dia seguinte, quarta-feira, 1° de fevereiro o Papa inicia sua programação com a Santa Missa no Aeroporto “Ndolo” de Kinshasa, proferindo uma homilia. Na parta da tarde, às 16h30, Francisco terá um encontro com as vítimas do Leste do país junto à Nunciatura Apostólica e na ocasião fará seu segundo discurso e mais tarde, às 18h30 encontrará os representantes de algumas obras de caridade também na Nunciatura, na ocasião está previsto seu terceiro discurso.

No terceiro dia de viagem, na quinta-feira, 2 de fevereiro, o Papa encontra na parte da manhã os Jovens e os Catequistas do Congo no “Estádio dos Mártires” onde fará seu quarto discurso. À tarde Francisco terá um encontro de oração com os sacerdotes, os diáconos, os consagrados, as consagradas e os seminaristas na Catedral de Nossa Senhora do Congo, aqui fará seu quinto discurso. Em seguida, às 18h30 minutos terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus, junto à Nunciatura Apostólica da RDC.

Programa no Sudão do Sul

Na sexta-feira, 3 de fevereiro, antes de partir para o Sudão do Sul o Papa encontra os Bispos na sede da CENCO onde está previsto um discurso. Às 10h10 já no aeroporto Internacional “Ndjili”, será a realizada a Cerimônia de Despedida da República Democrática do Congo. Na viagem para o Sudão do Sul o Papa será acompanhado pelo Arcebispo de Canterbury e o Moderador da Assembleia Geral da Igreja da Escócia. A chegada em Juba está prevista para as 15 horas.

Em Juba, após a cerimônia de boas-vindas no Aeroporto, Francisco fará uma visita de cortesia ao Presidente da República no Palácio Presidencial. À tarde, às 16h15 o Papa terá um encontro com os vice-presidentes da República, seguido pelo encontro com as autoridades, com a Sociedade Civil e com o Corpo Diplomático no jardim do Palácio Presidencial. Na ocasião fará seu primeiro discurso no Sudão do Sul.

No sábado, 4 de fevereiro às 9 horas da manhã, o Papa terá um encontro com os Bispos, os sacerdotes, os diáconos, os consagrados, as consagradas e os seminaristas na Catedral de Santa Teresa, na ocasião fará um discurso. Logo depois, ainda pela manhã, terá um encontro privado com os membros da Companhia de Jesus na Nunciatura Apostólica. À tarde, às 16h30, será realizado um encontro com os desalojados internos na “Freedom Hall” com um discurso do Papa. Em seguida às 18 horas Francisco participa da Oração Ecumênica no Mausoléu “John Garang”, na ocasião proferirá também um discurso.

O último dia da viagem do Papa, domingo, 5 de fevereiro, inicia com uma Santa Missa no Mausoléu “John Garang” em Juba com a homilia e o Angelus do Santo Padre. Após a celebração da Missa, às 11 horas, será realizada a Cerimônia de Despedida no Aeroporto Internacional de Juba. A partida para Roma está prevista para as 11h30 e a chegada às 17h30 horário local.

Fonte: Vatican News

Deixe um comentário