Regiões episcopais organizam ações para o Dia Mundial dos Pobres

Luciney Martins/O SÃO PAULO

Por ocasião do V Dia Mundial dos Pobres, a ser celebrado no domingo, dia 14, diferentes iniciativas caritativas e de conscientização das pessoas em situação de vulnerabilidade serão realizadas em paroquial, regional e arquidiocesano na Igreja em São Paulo.

Este ano, a data tem como “Sempre tereis pobres entre vós” (Mc 14,7). Veja a seguir algumas das atividades que serão realizadas.

REGIÃO BRASILÂNDIA

No sábado, 13, as pastorais sociais e a coordenação pastoral da Região Episcopal Brasilândia preparam uma celebração por ocasião do Dia Mundial dos Pobres, a partir das 8h, na matriz da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Rua Luciano D’Amore, 47, Vila Souza), no Setor Pastoral São José Operário.

Estão convidados a participar padres, diáconos, religiosos e religiosas, leigos e leigas e todos que atuam em sua comunidade paroquial, pastoral, movimento e estão envolvidos e comprometidos nos vários serviços de assistência, promoção e de transformação da realidade para que os pobres tenham vida. Cada uma das 37 paróquias, poderão enviar até cinco representantes.

Divulgação

REGIÃO BELÉM

Em 11 de novembro, às 19h30, a Região Episcopal Belém e o Núcleo Regional Belém da Caritas Arquidiocesana de São Paulo promovem uma live com o tema “As diversas formas de violência contra a mulher”, de conscientização sobre as mulheres vítimas de todo o tipo de violência.

O evento contará com a presença de Jéssica Bretas da Silva, pedagoga e gerente de serviço do Centro de Defesa e Convivência da Mulher Cidinha Kopcak; Emília da Silva Ramos, psicóloga do Centro de Defesa e Convivência da Mulher Cidinha Kopcak; Mônica Rezende Chagas Vivian, psicóloga clínica; Cristina Morelli, assistente social e voluntária da Caritas; Maria Aparecida Barão Acuña, coordenadora do Núcleo Regional Belém da Caritas.

A live será transmitida pelo Facebook da Região Belém.

Divulgação

Atividade na Casa Cidinha Kopcak

No domingo, 14, das 10h às 13h, a Região Belém promove uma atividade presencial na “Casa Cidinha Kopcak” (Rua Margarida Cardoso dos Santos, 500, São Mateus), seguindo todos os protocolos necessários devido à pandemia.

A atividade contará com um momento de acolhida, apresentação do Núcleo Regional Belém da Caritas, atividades de apoio ao resgate da autoestima, motivacional, desenvolvimento de capacidades – com a psicóloga Mônica Rezende.

Atividades paralelas com crianças, filhos das participantes, avaliação do encontro, distribuição de peças elaboradas pelas “Mãos Solidárias”, com kit de higiene e distribuição de lanches devidamente acondicionados.

REGIÃO LAPA

A Região Episcopal Lapa promove no domingo, 14, em todas as paróquias e comunidades uma reflexão, conscientização e arrecadação de doações em decorrência do Dia de Ação Caritas, em favor do Dia Mundial dos Pobres.

Na Paróquia Santa Luzia (Rua Orlando Villas Boas, 128, em Pirituba), às 9h, Dom José Benedito Cardoso, Bispo Auxiliar de São Paulo, presidirá missa. Às 10h, acontecerá a apresentação teatral “Francisco, Clara e os pobres de Assis” e às 11h, o Bispo participará de uma live transmitida pelo Facebook da Paróquia Santa Luzia e da Pascom Lapa, com a participação de padres e convidados, para refletir sobre o Dia Mundial dos Pobres.

Divulgação

REGIÃO SÉ

O Núcleo Regional Sé da Caritas e a Caritas Arquidiocesana de São Paulo promovem até o sábado, 13, uma arrecadação de alimentos, materiais de limpeza e higiene, roupas e brinquedos.

Divulgação

PONTOS DE ARRECADAÇÃO:

Pastoral da Mulher Marginalizada

Rua Guilherme Maw, 64, casa 20, luz

Segunda à sexta das 9h às 16h

Quadra dos Bancários

Rua Tabatinguera, 192, Centro antigo

Segunda à domingo, das 9h às 12h

Chapelaria Social

Rua Campos Sales, 88, Brás

Segunda, quarta e sexta das 9h às 12h

Salão Paroquial da Igreja São Gonçalo

Praça Doutor João Mendes, 108, Sé

Segunda à sábado, das 9h às 16h

No domingo, 14, na Quadra dos Bancários (Rua Tabatinguera, 192, Centro antigo), a Região Sé promove um dia de programação que terá início às 9h e vai até às 14h, a programação completa pode ser conferida no Facebook da Região Sé.

REGIÃO IPIRANGA

A Região Episcopal Ipiranga realiza uma serie de lives sobre o Dia Mundial nos Pobres. Na terça-feira, 9, às 20h, a “Livre Solidária”, acontece com a participação do Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo e demais convidados.

Na quarta-feira, 10, às 20h, Dom Carlos Silva, OFMCap, Bispo Auxiliar de São Paulo na Região Brasilândia, também participa da live com demais convidados; e na quarta-feira, 11, às 20h, quem participa é Dom Ângelo Mezzari, Bispo Auxiliar de São Paulo na Região Ipiranga, com demais convidados.

A transmissão será pelo Facebook da Região Episcopal Ipiranga.

No domingo, 14, acontecerá uma ação concreta no “Galvão do Ipiranga”, que assiste 300 famílias carentes migratórias. As doações podem ser feitas na Paróquia Nossa Senhora das Dores (Rua Tabor, 283), ou nas demais paróquias da Região Ipiranga.

Também é possível realizar a doação por meio de transferência Bancária, na conta da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo, no Banco Bradesco, Agência: 2720, Conta Corrente: 013935, CNPJ: 62021308/0001-70.

Divulgação

REGIÃO SANTANA

O Núcleo Regional Santana da Caritas promove uma serie de lives sobre o Dia Mundial dos Pobres.

Na quarta-feira, 10, às 20h, haverá o Terço da Caridade “Maria, mãe dos pobres”, com transmissão pelo Zoom – ID7329501779.

Na sexta-feira, 12, acontece o podcast “Dia mundial dos Pobres – Também nós somos pobres”, com transmissão pelo Youtube da Comunidade Canto de Maria.

Nos dias 13 e 14, será realizado o dia de arrecadação de alimentos, produtos de higiene, limpeza, roupas e brinquedos nas paróquias e comunidades da Região Santana.

Divulgação

(Com informações das regiões episcopais)

(Apuração: Flavio Rogério Lopes)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários