Retiros espirituais: a pausa necessária para reavaliar a vida e retomar o bom caminho

Popular entre os fiéis, a atividade é uma ótima opção de exercício espiritual para estimular o crescimento na fé e a maior intimidade com Deus

Luciney Martins /O SÃO PAULO

Diversas são as possibilidades de exercícios espirituais que podem ser feitos durante o tempo quaresmal, todos eles com o objetivo de proporcionar mais disposição ascética em busca da própria conversão e maior proximidade com Deus.

Como tantas outras sugestões que se apresentam nesta e em outras épocas do ano, uma boa opção é um retiro espiritual, uma oportunidade de renovação interior e amadurecimento da fé.

“Dias de retiro. Recolhimento para conhecer a Deus, para te conheceres e assim progredir. Um tempo necessário para descobrir em que coisas e de que modo é preciso reformarse: ‘Que tenho que fazer? Que devo evitar?’”.

São Josemaría Escrivá, Sulco, nº 177

O QUE É

Todo retiro espiritual consiste, basicamente, em uma pausa no ritmo habitual e intenso da vida diária e propõe, em seu lugar, o recolhimento, o silêncio interior, a oração e a reflexão para uma maior conexão consigo mesmo e com Deus.

É um momento para se fazer um balanço sobre a própria existência, verificar o que está bem e buscar melhorar o que não está, a fim de “corrigir a rota” e voltar-se o mais próximo possível do querer de Deus.

FORMATO E DURAÇÃO

Os retiros podem ter diversos formatos e duração, sendo os mais comuns aqueles oferecidos em apenas dois dias, normalmente aos fins de semana, assim como também há aqueles que duram mais tempo, chegando a até sete ou mais dias.

Podem ser direcionados a públicos específicos, como retiro para jovens, para profissionais, para estudantes, para homens, para mulheres, para casais, para solteiros, para comunidades, entre outros.

Aquele que vive o retiro espiritual de modo autêntico experimenta a atração, o encanto de Deus, e volta renovado, transfigurado à vida ordinária, ao ministério, às relações cotidianas, levando consigo o perfume de Deus.

Papa Francisco

LOCAL E ATIVIDADES

Amor Santo /Cathopic

Costumam ser realizados em uma casa de retiros, local que permite contato com a natureza, silêncio, contemplação e tranquilidade.

As atividades incluem palestras ou pregações, ministradas por sacerdotes e leigos, além da Santa Missa, Adoração, Terço e Via Sacra, entre outras

práticas de piedade. Há também intervalos de tempo sem nenhuma atividade, para que cada participante possa pensar sobre sua própria vida (os chamados “desertos”), abastecer-se por meio da leitura de trechos das Sagradas Escrituras e de obras de espiritualidade, e, ainda, descansar. Além disso, quem desejar pode conversar com um padre e até mesmo se confessar.

“Procurai fazer um pouco de silêncio, também cada um de vós na vossa vida, para pensar, refletir e rezar com maior fervor e fazer propósitos com mais decisão. Hoje é difícil fazer “zonas de deserto e silêncio” porque estamos continuamente envoltos numa engrenagem de ocupações, no barulho dos acontecimentos e nos anúncios dos meios de comunicação, de modo que a paz interior corre perigo e encontram obstáculos os pensamentos mais sérios que devem qualificar a existência do homem”.

São João Paulo II

PARA QUE SERVE?

Visando sempre ao crescimento espiritual, os objetivos de um retiro espiritual são vários. Em resumo, porém, trata-se de percorrer, na presença de Deus, os diversos âmbitos da própria vida: família, trabalho, amizades e o relacionamento com o Senhor, conforme alguns exemplos mencionados a seguir.

  • Buscar o sentido da vida, aprofundar no conhecimento da personalidade, (re)descobrir os próprios talentos;
  • Tomar consciência do que é preciso fazer para melhorar, para recomeçar, para rever o rumo da própria vida, para ser mais feliz;
  • Lidar de maneira harmoniosa com os sonhos e projetos. Decidir e empreender de forma consciente por aquilo que for melhor;
  • Entender os acontecimentos e as circunstâncias da vida, muitas vezes aparentemente sem sentido, e fazer uma leitura objetiva desses eventos sob o olhar de Deus;
  • Melhorar o relacionamento com as pessoas que Deus coloca no caminho, a fim de viver mais intensamente a caridade;
  • Compreender as reações interiores, que muitas vezes não são tão claras: as alegrias, tristezas, angústia e esperanças;
  • Despertar a alma e verificar o grau de protagonismo para com a própria vida, sobretudo em contraste com as circunstâncias que a permeiam.
Amor Santo /Cathopic

O SÃO PAULO traz a seguir algumas sugestões de instituições que oferecem a oportunidade de participar de um retiro espiritual, não somente no período quares- mal, como também em outras épocas do ano:

Opus Dei: a prelazia católica oferece diversas opções de retiros espirituais, em locais separados para o público feminino e o masculino. Mais informações podem ser obtidas em:

Retiros espirituais para mulheres.

Retiros espirituais para homens.

Canção Nova: a comunidade católica coloca à disposição o Retiro Quaresmal 2022, cujo tema é “Por tuas chagas fomos curados”. Informações adicionais sobre o retiro podem ser acessadas no site.

A agenda completa de atividades oferecidas está disponível também por site.

Mosteiro de Itaici: localizado na cidade de Indaiatuba (SP) e mantido pelos Jesuítas, o local oferece continuamente diversas atividades, como cursos, retiros e exercícios espirituais. O próximo Retiro Temático acontecerá entre os dias 11 e 13 de março. Para informações, visite o site.

Para demais atividades, acesse o site do mosteiro.

Foyer de Charité: inspirado na espiritualidade da mística francesa Marthe Robin, oferece retiros ao longo do ano. O próximo, que será para casais, acontecerá entre os dias 18 e 20 de março. Informações pelos telefones (24) 2465-2288 e (24) 98865-8948, ou no site.

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários