Tem início a 39a Assembleia Geral do Celam, na qual se elegerá a nova presidência

Começa na terça-feira, 16, e prossegue até sábado, 20, a 39a Assembleia Geral Ordinária do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), na Diocese de Mayagüez, em Porto Rico.

Nesta assembleia será eleita a nova presidência do Celam e serão traçados os caminhos pastorais da Igreja no continente para os próximos quatro anos (2023-2027).

Assim, prelados, presidentes e secretários gerais convidados das 22 Conferências Episcopais da região deverão eleger aqueles que estarão à frente do organismo continental (presidente, dois vice-presidentes e secretário-geral).

Segundo o Celam, estarão na diretoria do colegiado aqueles que “tomarão as rédeas do novo período para continuar consolidando a renovação e reestruturação, iniciada em 2019 com a Assembleia de Tegucigalpa”.

ASPECTOS A SEREM REFLETIDOS

No âmbito das reflexões, os bispos devem discernir nesses dias os sinais dos tempos colocados pela realidade da América Latina e do Caribe, para projetar o quadriênio 2023-2027 à luz dos desafios da 1a Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e no contexto do Sínodo da Sinodalidade (2021-2014).

No aspecto da espiritualidade, a proposta é que os bispos vivenciem “uma experiência de oração compartilhamento da vida de fé e da comunhão eclesial, sob a proteção do Espírito Santo, desde nossa condição de discípulos e pastores”.

Eles devem aprofundar a natureza sinodal da Igreja, “como elemento do ser e da ação do Celam” e definir as orientações para o quadriênio 2023-2027, o que implica acordar as orientações pastorais da Assembleia Eclesial, realizada em 2021, e os desafios de uma Igreja sinodal em saída.

REPRESENTAÇÃO DA CNBB

Atualmente, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é representada pelo Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, que também é o 1o Vice-presidente do Celam.

Durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB, em abril, foi eleito como novo delegado brasileiro no organismo continental o Cardeal Paulo Cezar Costa, Arcebispo de Brasília (DF), tendo como suplente Dom Joel Portella Amado, Bispo Auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro (RJ).

PROGRAMAÇÃO

Na noite da segunda-feira, 15, na véspera da 39a Assembleia Geral do Celam, Dom Odilo presidiu missa, com a participação dos bispos que participam do evento.

Na homilia, o 1o Vice-presidente do Celam destacou que a realização da Assembleia “é um momento de graça para a Igreja no nosso continente, comprometida com a evangelização e o serviço dos povos dos nossos países”.

Dom Odilo lembrou, ainda, que esta 39a Assembleia Geral do Celam ocorrerá em terras onde chegaram os primeiros evangelizadores da América, em Porto Rico, algo que por si “merece um grande reconhecimento à ação silenciosa, porém, eficaz do Espírito Santo que Jesus prometeu e infunde constantemente na Igreja, para que tenha valor do testemunho, da força, da perseverança e do consolo em tempos em que não faltam o martírio e a perseguição”.

A sessão inaugural da Assembleia está marcada para as 9h15 da terça-feira, com a saudação do Arcebispo de Trujillo, no Peru, e atual presidente do Celam, Dom Miguel Cabrejos. Logo em seguida, o Presidente da Conferência Episcopal de Porto Rico, Dom Rubén González, dará as boas-vindas oficiais.

Ao longo do primeiro dia, será desenvolvida a apresentação da dinâmica da Assembleia: estatutos, objetivos, programa.

A 39ª Assembleia Geral Ordinária do Celam também contará com a participação do Prefeito do Dicastério para os Bispos e Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, Dom Robert Francis Prevost.

A Eucaristia inaugural será às 19h30 e será presidida por dom Miguel Cabrejos, com transmissão pelas redes sociais do Celam.

Fontes: Celam e CNBB