Líderes mundiais enaltecem o legado do Papa 

Vatican Media

Homenagens foram feitas em todas partes, oferecendo condolências aos católicos e elogiando o compromisso do Pontífice com a paz entre os povos, o bem comum e os pobres, refugiados e marginalizados. A seguir, O SÃO PAULO apresenta um apanhado de algumas dessas declarações, que demonstram o reconhecimento que Francisco obteve entre autoridades políticas e religiosas de todo o mundo. 

“A humanidade perde uma voz do respeito e acolhimento ao próximo… Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge Bergoglio buscou de forma incansável levar o amor onde existia o ódio; a união onde havia a discórdia. E a compreensão de que somos todos iguais, vivendo em uma mesma casa, o nosso planeta, que precisa urgentemente dos nossos cuidados. Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças.” 

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil 

“O Papa Francisco também compreendeu que proteger nossa casa comum é, no fundo, uma missão e responsabilidade profundamente moral que pertence a cada pessoa.” 

António Guterres, secretário-geral da ONU 

“Tive o privilégio de desfrutar de sua amizade, seus conselhos e seus ensinamentos, que nunca falharam, mesmo em momentos de provação e sofrimento. Ele convocou o mundo a buscar o caminho da paz, perseguir o bem comum e construir uma sociedade mais justa e equitativa. Seus ensinamentos e seu legado não serão perdidos. Um grande homem e um grande pastor!” 

Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália 

“Um humanista, um homem que sempre esteve próximo dos mais humildes. Deixa um grande legado de verdadeiro amor ao próximo. Para católicos e não católicos, é uma grande perda. Conhecê-lo foi uma grande honra e privilégio. Descanse em paz.” 

Claudia Sheinbaum, presidente do México 

“Ele era um homem muito bom, que trabalhou duro e amou o mundo. “Descanse em paz, Papa Francisco! Que Deus o abençoe e a todos que o amavam!” 

Donald Trump, presidente dos Estados Unidos 

“Ele exemplificou a liderança servidora por meio de sua humildade, seu compromisso inabalável com a inclusão e a justiça, e sua profunda compaixão pelos pobres e vulneráveis.” 

William Ruto, presidente do Quênia 

“Isto eu posso definitivamente dizer: este é um homem fora do comum, que tratou a Rússia de uma maneira extremamente positiva, e vamos nos lembrar disso. Ele foi um fiel servidor da doutrina cristã, um sábio religioso e estadista, e um defensor consistente dos altos valores do humanismo e da justiça. O fato de o Papa ter morrido exatamente nos dias de Páscoa… Eu não sei como é com os católicos, mas os ortodoxos têm esse entendimento, uma tradição interna, uma compreensão tradicional de que se Deus chamar um homem para si mesmo nos dias de Páscoa, é um sinal especial de que essa pessoa não passou a vida em vão. Ele fez muito bem às pessoas, não apenas ao seu rebanho, mas também ao mundo como um todo. Oferecemos nossas mais profundas condolências a todo o mundo cristão e, acima de tudo, aos católicos.” 

Vladimir Putin, presidente da Rússia 

“A morte de Francisco foi a maior perda para a humanidade em um momento em que o mundo está em turbulência por falta de uma liderança sábia e compassiva.” 

José Ramos-Horta, presidente de Timor-Leste 

“A sua vida foi dedicada a Deus, às pessoas e à Igreja. Ele sabia como dar esperança, aliviar o sofrimento por meio da oração e promover a unidade. Ele rezou pela paz na Ucrânia e pelos ucranianos. Lamentamos juntamente com os católicos e todos os cristãos que procuraram apoio espiritual no Papa Francisco. Memória eterna!” 

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia 

“Ele foi um símbolo da humanidade que promoveu o entendimento entre as religiões e apoiou os direitos dos oprimidos, refugiados e marginalizados. Ele fortaleceu as relações com [a mesquita de] Al Azhar, no Cairo, e o mundo islâmico por meio de suas visitas a vários países árabes e muçulmanos e suas visões justas e humanas, particularmente sobre a agressão contra Gaza e a luta contra a islamofobia abjeta.” 

Grande Imã Ahmed al-Tayeb, autoridade muçulmana do Egito 

“Por ser o primeiro líder católico do Hemisfério Sul, sempre sentimos Francisco muito próximo ao povo da Austrália. Para os católicos australianos, ele foi um defensor devoto e um pai amoroso.” 

Anthony Albanese, primeiro-ministro da Austrália 

“Apesar de diferenças que hoje parecem menores, ter podido conhecê-lo em sua bondade e sabedoria foi uma verdadeira honra para mim. Como presidente, como argentino e, fundamentalmente, como um homem de fé, despeço-me do Santo Padre e me uno a todos os que hoje se deparam com esta triste notícia.” 

Javier Milei, presidente da Argentina 

“De Buenos Aires a Roma, o Papa Francisco queria que a Igreja levasse alegria e esperança, especialmente aos mais pobres. Que ela trabalhasse pela união entre os homens, e entre a humanidade e a natureza. Que essa esperança continue a renascer, para além dele. A todos os católicos, e ao mundo enlutado, dirigimos os nossos mais sinceros pensamentos.” 

Emmanuel Macron, presidente da França 

“Francisco foi guiado pela humildade e simplicidade ao longo de seu ministério pastoral. Ele foi um grande apóstolo da misericórdia, na qual viu uma resposta para os desafios do mundo moderno.” 

Andrzej Duda, presidente da Polônia 

“O Papa Francisco se dedicou a servir aos outros […] demonstrando consistentemente por meio de suas próprias ações como viver uma vida simples, mas significativa.” 

Dalai Lama, líder budista tibetano exilado na Índia 

“Ele, com razão, via grande importância em fomentar laços fortes com o mundo judaico e em promover o diálogo inter-religioso. Descanse em paz, Papa Francisco! Que sua memória seja uma bênção e continue a inspirar atos de bondade, unidade e esperança. Que suas orações pela paz no Oriente Médio se concretizem.” 

Isaac Herzog, presidente de Israel 

Fontes: The New York Times, G1, Metrópoles, Terra, O Globo, Carta Capital e Folha de Maputo (Angola)

Deixe um comentário