Após os Dias nas Dioceses, jovens partem para Lisboa para a JMJ 2023

Os Dias na Dioceses (DND), a semana que antecede a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, estão a acabar. Desde dia 26 de julho que se têm realizado inúmeras atividades e momentos de oração que preparam os jovens de todo o mundo para o encontro.

A poucos dias da Jornada Mundial da Juventude começar, chegou a altura de os jovens peregrinos serem enviados para Lisboa, onde permanecerão de 1 a 6 agosto. Em todas as Dioceses são celebradas Missas de Envio, onde se reúnem os Voluntários e Peregrinos, Bispos e Padres de cada Diocese para, em comunhão, melhor viverem o encontro mundial.

No Porto, dia 29 de Julho, 61 mil jovens estiveram no Parque da Cidade para uma missa presidida por D. Manuel Linda, Bispo do Porto. A todos aqueles que ali estavam reunidos, pessoas de “diferentes nações, culturas, geografias e condições”, D. Manuel Linda desafiou os jovens a ser não só “influencers”, mas também “sonhadores e construtores do mundo”.

Partiremos daqui com a missão de irmos ao encontro de todos. Não só de alguns, mas de todos! (…) Com o exemplo de um coração acolhedor, amigo, misericordioso, abraçador da totalidade da vida e da história, fazendo referência ao exemplo de Jesus. 

D. Manuel Linda

Dia 29 de julho decorreu também o “Leiria Faith n’Fun”, o dia JMJ da Diocese de Leiria- Fátima, que teve início com a celebração que juntou dez mil jovens que vão participar na JMJ Lisboa 2023. A Missa, celebrada por D. José Ornelas, Bispo de Leiria-Fátima, teve a presença das relíquias dos Santos Pastorinhos e da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima. D. José Ornelas apelou a todos os jovens que, durante estes dias em Lisboa, procurassem “escutar a voz de Deus”, trabalhar para “um mundo novo, mais fraterno, solidário e capaz de cuidar do planeta” e, por fim, “cuidar e servir”.

Faltam apenas três dias para a Jornada Mundial da Juventude, onde os jovens que se distribuem pelas várias dioceses, se vão reunir em Lisboa.

Também D. Armando Esteves, Bispo de Angra, celebrou este sábado uma das duas missas de envio dos 900 jovens açorianos e peregrinos de várias partes do mundo para a JMJ Lisboa 2023. Os jovens das paróquias da Ilha de São Miguel reuniram-se numa missa campal, no Campo de São Francisco, em Ponta Delgada.

“Ide e voltai, por favor. Não fiqueis lá porque precisamos de vós. (…)`ter pressa´ para ver um mundo melhor, pessoas e povos em paz, toda a criação amada e defendida porque só temos uma terra” apelou aos açorianos e aos peregrinos provenientes dos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, México e Timor-Leste, uma parte do grupo acolhido pela diocese de Angra.

“Quem não sonhar não vá à Jornada Mundial da Juventude. Fique ainda sentado no sofá e veja o mundo da janela. Agora quem for, acredite e faça-se construtor e protagonista

D. Armando Esteves

Na manhã deste domingo, 30 de julho, foi a vez da Diocese de Bragança celebrar a Missa de Envio, que contou com a presença de cerca de 700 peregrinos que vão rumar a Lisboa, no contexto da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, já na próxima segunda-feira.

Presidida por D. Nuno Almeida, Bispo de Bragança, que deixou uma mensagem de esperança: “não percais nunca a capacidade de sonhar alto, de sonhar grandes ideais”. “Pelo sonho é que vamos”, acrescentou lembrando as palavras do Papa Francisco.

De entre os vários peregrinos que se juntaram, Pablo Itumendi, de Espanha, partilhou que se sentiu muito bem acolhido pela Diocese de Bragança e que as expetativas para a JMJ Lisboa 2023 são “altas”. A Missa terminou em uníssono com o Hino Oficial da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

Também na manhã de 30 de julho, a Missa de envio na Escola Salesiana de Évora teve a participação de milhares de jovens, entre eles cinco mil estrangeiros que participaram nos Dias na Diocese (DND) na Diocese de Évora.

A celebração foi concelebrada por D. José Alves, Arcebispo emérito de Évora, pelo arcebispo de Paris, D. Laurent Ulrich e pelo arcebispo emérito de Paris, D. Michel Aupetit e inicou-se com um cortejo com as bandeiras das 31 nacionalidades dos peregrinos acolhidos na Diocese de Évora.

Para os que se preparam para o maior encontro de jovens de todo o mundo com o Papa,  foi proposto que “sejamos um grão de mostarda para um mundo novo. Como pede o Papa Francisco, o início de transformação do reino de Deus”, apelou D. Francisco Senra Coelho. “Unimo-nos a eles e pedimos ao Senhor que venham na experiência da Paz de Cristo, compartilhar e receber o osculo da paz desta igreja Corpo de Cristo em Évora”, acrescentou o arcebispo de Évora.

Milhares de jovens reuniram-se também no Estádio do Algarve o Envio para a JMJ Lisboa 2023. Um total de 2720 peregrinos estrangeiros e 1000 jovens de Paróquias do Algarve, que se juntam com grande expectativa de ouvir a mensagem do Papa Francisco já na próxima semana.

A Eucaristia foi presidida por D. Manuel Neto Quintas, Bispo do Algarve, e celebrada em várias línguas. Para todos aqueles que se encontravam na celebração, disse: “aproveitai a oportunidade, apressai-vos enquanto estais a tempo”, fazendo referência ao tema da JMJ Lisboa 2023.

Completou ainda a Homilia da Missa de Envio referindo: “meus caros jovens, envio-vos como peregrinos para a Jornada Mundial da Juventude, pedindo-vos que regresseis aos vossos países, às vossas Dioceses e Paróquias como discípulos missionários”

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários