
Na cidade rural de Kilcornan, no condado de Limerick, na Irlanda, três irmãos adolescentes estão usando peças de Lego como ferramenta de evangelização, inspirados pelo Beato Carlo Acutis (1991-2005), o jovem italiano cuja devoção à Eucaristia continua a tocar os corações na era digital.
“Queríamos alcançar pessoas da nossa idade”, explicou Louis Flynn, 16. “Carlo realmente nos inspirou. Ele era um adolescente normal que gostava de futebol e videogame, mas também tinha um profundo amor pela Eucaristia. Ele vivia no mesmo mundo que nós, cercado de tecnologia. Todos nós a usamos, mas nem tudo como Deus planejou. Carlo a usou para glorificar a Deus. Isso nos tocou profundamente.”
Com Louis estão seus irmãos Iosaf, 14, que cuida da narração e da construção dos cenários, e Oliver, 18, que colabora no planejamento e na animação. Juntos, eles formam a equipe criativa por trás do canal do YouTube Fiontar Floinn (Empreendimentos Flynn, em gaélico), no qual já publicaram cinco animações dedicadas a santos, incluindo uma sobre São Patrício e outra sobre Nossa Senhora de Guadalupe.
Sua produção mais ambiciosa até o momento é “A incrível vida de Carlo Acutis”, um curta-metragem de cinco minutos feito em animação stop-motion. O processo foi longo e meticuloso: “Esta animação tinha muito mais cenários do que as anteriores. Cada quadro exige a movimentação das figuras e, se você fizer isso muito rápido, o resultado é abrupto”, explicou Louis.
O filme recria a vida do Beato em detalhes e profundidade teológica, incluindo os milagres eucarísticos que ele promoveu e seu ambiente em Milão, na Itália. Entre os detalhes escondidos no vídeo, está um pequeno pote de Nutella na janela do quarto de Carlo, uma referência ao seu doce favorito.
A produção do vídeo também permitiu que eles se aprofundassem nos milagres eucarísticos. “Um que nos surpreendeu foi o ocorrido na Argentina, no qual o Papa Francisco esteve diretamente envolvido quando era Arcebispo de Buenos Aires. Essa conexão teve um grande impacto em nós.”
Carlo Acutis acreditava que, se as pessoas soubessem dos milagres eucarísticos como os de Lanciano, na Itália, ou Poznań, na Polônia, não conseguiriam ficar longe da missa. Então, ele começou a documentá-los, levando seus pais de santuário em santuário para tirar fotos e criar seu site.
Essa mesma devoção inspira Louis, que participa da adoração eucarística semanal e faz parte do Clube da Juventude Frassati, um grupo de jovens dominicanos em Limerick. “Nosso padroeiro é o Beato Pier Giorgio Frassati. Em agosto, assistiremos à sua canonização em Roma”, disse ele.
Sua esperança é que escolas ou festivais juvenis usem o vídeo sobre Carlo Acutis para apresentar aos jovens o primeiro santo da geração millenial. “Queremos que a mensagem alcance o maior número possível de pessoas. Acreditamos que a história de Carlo ocasione um impacto especial nas pessoas da sua idade.”
Fonte: Catholic Weekly