Diretora-geral da Organização Internacional para Migrações, Amy Pope, está em Davos, na Suíça, para participar de encontro internacional; para ela, tema tem impacto em todas as partes do mundo e precisa de respostas com ação coletiva.

A migração é um assunto de importância global que impacta todas as camadas da sociedade independentemente de onde se viva e por isso deve ser “bem gerida”.
Foi assim que a diretora-executiva da agência da ONU para o tema definiu a necessidade de ação coletiva para os desafios da migração por líderes em todo o mundo.
Mesa redonda sobre benefícios da migração
Amy Pope está em Davos, na Suíça, para participar do Fórum Econômico Mundial. Ela quer sensibilizar governos e setor privado para o grande potencial de movimentos migratórios no mundo.
A agenda da Organização Internacional para Migrações, OIM, inclui uma mesa redonda sobre os benefícios da migração e a necessidade de ação coletiva na resposta aos desafios atuais.
Pope deve ressaltar as parcerias da agência da ONU com os setores público e privado, sociedade civil e outras organizações internacionais para ajudar a garantir uma migração segura, ordenada e regular que possa beneficiar comunidades inteiras.
Ainda em Davos, a chefe da OIM deve se reunir com representantes de governos e empresas incluindo a companhia americana Microsoft.
Escassez de trabalhadores e impactos climáticos
Este ano, o Fórum Econômico Mundial tem como tema “Colaboração para uma Era Inteligente”.
A OIM acredita que a cooperação e os dados e avanços tecnológicos, acompanhados de investimentos em migração regular, podem sim ajudar a resolver os desafios mais complexos da humanidade. Dentre eles estão o impacto da mudança climática, escassez de trabalhadores, migração irregular e perigosa e tráfico de seres humanos.
Em 23 de janeiro, a agência da ONU debaterá os temas numa mesa redonda sob o título: Transformando a Migração para Oportunidade e Crescimento Econômicos.
A discussão inclui soluções inovadoras e iniciativas para lidar com as demandas do mercado de trabalho. Para a OIM, é preciso descobrir os benefícios socioeconômicos de movimentos migratórios bem gerenciados.
Inteligência artificial e empresas de tecnologia
Uma das iniciativas é a plataforma Microsoft e OIM 360, de inteligência artificial para levar informações e serviços personalizados aos migrantes.
Ao utilizar a IA, a plataforma apresenta formas legais para migração que atendem às necessidades de mercados de trabalho reduzindo o apelo da migração irregular.
Uma outra proposta está treinando refugiados e comunidades locais para postos de trabalho na economia verde. A página do LinkedIn também contribui para o debate sobre habilidades de migrantes e o processo regular.
Fonte: ONU News