Humbertina Catondo, coordenadora da Juventude Bíblica da Diocese de Viana, descreveu o ‘Dia da Bíblia’ inaugural na Sé Episcopal de Angola como uma oportunidade para abordar as preocupações e equívocos enfrentados pelos jovens católicos sobre a Bíblia.
Realizado sob o tema “Religião e a juventude de hoje”, o evento teve como objetivo abordar as preocupações espirituais da juventude católica, promovendo a unidade entre os jovens de diferentes paróquias e centros pastorais do país.
Por meio de diálogo aberto e discussões, o evento buscou dissipar equívocos e fortalecer a compreensão dos participantes sobre sua fé, além de criar um senso de comunidade entre os jovens de sua diocese, que frequentemente se encontram isolados em sua fé
“Os jovens têm o hábito de ficar sozinhos. Havia uma necessidade de ter essa jornada porque queríamos uni-los”, disse Humbertina.
Ela observou que um dos principais tópicos de discussão foi a veneração de imagens religiosas, um assunto que muitas vezes leva à confusão entre os jovens.
“Os jovens, quando entram na Igreja ou interagem com outras pessoas de religiões diferentes, muitas vezes questionam o papel das imagens religiosas no catolicismo”, disse ela, acrescentando que o Dia da Bíblia proporcionou uma oportunidade para esclarecer tais equívocos. “Não se trata de amar a imagem; trata-se de entender o contexto e o significado adequados dos símbolos religiosos”, disse ela.
Ela disse que o sucesso do primeiro Dia da Bíblia inspirou esperanças de que se tornará um evento regular na Diocese, “contribuindo para o crescimento espiritual contínuo e a unidade dos jovens católicos em Viana”.
Ao longo do dia, os jovens participantes se envolveram em palestras, discussões e exercícios espirituais projetados para aprofundar sua compreensão de sua fé.
Fonte: ACI África