Uma falha no sistema operacional da companhia CrowdStrike, fornecedora global de serviços de segurança digital, causou na sexta-feira, 19, um “apagão cibernético”.
O problema, que estaria relacionado ao sistema que esta empresa utilizada pelo Windows, levou a falhas nos computadores centrais de bancos, serviços de saúde, companhia aéreas e empresas de mídia. A Microsoft, responsável pelo Windows, afirma que o problema foi solucionado, mas os impactos persistem.
Grandes companhias áreas como a American Airlines, United, Delta e Eurowings paralisaram os serviços de embarque e desembarque por algumas horas, os quais estão sendo gradualmente retomados. No Brasil não houve registros sobre impactos nos voos.
Aeroportos na Alemanha, em Singapura e Hong-Kong tiveram suas operações parcialmente afetadas, pois expedientes feitos pelo computador tiveram de ser realizados manualmente. Ainda na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em alguns hospitais.
Aplicativos de bancos estão com instabilidades em todo o mundo, incluindo o Brasil. Na Nova Zelândia, Austrália e África do Sul, alguns bancos e lojas fecharam.
(Com informações de G1 e agências internacionais)