Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Argentina: Em homenagem a Francisco, maior mural do mundo dedicado a um papa é inaugurado

Agência Informativa Católica Argentina (Aica)

No sábado, 26, a vida na cidade argentina de La Plata, a 56 quilômetros a sudoeste de Buenos Aires, capital do país, foi interrompida enquanto moradores e autoridades se reuniam na Plaza Moreno para inaugurar o que os organizadores afirmam ser o maior mural do mundo dedicado ao Papa Francisco, que faleceu em abril após um pontificado de doze anos.

A cerimônia foi conduzida por Dom Gustavo Carrara, Arcebispo de La Plata — que abençoou a imagem —, juntamente com Julio Alak, prefeito da cidade, e contou com a presença de religiosos, estudantes, artistas e autoridades locais, representando todas as camadas do tecido religioso, cultural e institucional da cidade.

“A cidade deve ser um lugar de encontro, de integração, em que os vizinhos se ajudem a caminhar juntos”, disse Dom Carrara. Ele pediu “que a figura de Francisco nos leve a trabalhar por uma cultura do encontro e nos inspire a caminhos de fraternidade e amizade social”.

O mural, que tem 50 metros de altura e se estende pela fachada de um edifício, foi concebido e executado por Martín Ron, artista que adota o estilo hiper-realista e conhece bem a arte urbana em larga escala. No centro da composição está um momento capturado não pela imaginação, mas pela história: uma pomba branca, com as asas estendidas em pleno voo, paira sobre o Papa Francisco, que sorri gentilmente, estendendo a mão em sua direção. 

O gesto é inconfundivelmente franciscano — simples, alegre e imbuído de um simbolismo espiritual silencioso. O momento foi fotografado pela primeira vez em 2013, nos primeiros dias de seu pontificado, e desde então se tornou emblemático da mensagem de paz e abertura do Pontífice. Juntos, Francisco e a pomba personificam um chamado: superar a divisão e levar adiante a esperança. 

Fontes: Zenit News e Agência Informativa Católica Argentina (Aica)

Deixe um comentário