Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Bangladesh: Laudato si’ inspira o plantio de 1 milhão de árvore

Bangladesh: Laudato si’ inspira o plantio de 1 milhão de árvore - Jornal O São Paulo
Conferência Episcopal Católica de Bangladesh

Em Bangladesh, o apelo ao “cuidado com a natureza” na encíclica Laudato si’, do Papa Francisco, repercutiu profundamente em todas as esferas religiosas, incluindo cristãos, protestantes e não cristãos, que abraçaram ações ambientais em um país cada vez mais vulnerável às mudanças climáticas. 

Bangladesh enfrenta desastres naturais frequentes – inundações, ciclones, erosão fluvial e deslizamentos de terra – que ceifam vidas e deslocam comunidades. Classificado como o 9º país com maior risco de desastres no mundo, a nação vê centenas de moradores migrando para as cidades todos os anos devido à erosão fluvial e às dificuldades climáticas. 

Em resposta, a Conferência Episcopal Católica de Bangladesh (CECB) lançou uma iniciativa ambiciosa para plantar 1 milhão de árvores em todo o país. O programa começou em 14 de agosto de 2020, com todos os bispos presentes na sede da CECB, em Daca, capital do país. 

Bangladesh: Laudato si’ inspira o plantio de 1 milhão de árvore - Jornal O São Paulo

“Plantar árvores continua sendo uma das ações mais poderosas que podemos tomar para combater as mudanças climáticas, e é por isso que nossos bispos a priorizam”, disse o Padre Tushar James Gomes, Secretário-Geral Assistente da Conferência Episcopal Católica de Bangladesh. 

“As pessoas agora entendem que proteger a natureza não é opcional — é essencial”, afirmou. 

Ele enfatizou que a Igreja vai além do plantio de árvores e busca declarar as paróquias e organizações como ‘verdes e limpas’, uma vez que muitas de suas organizações estão eliminando as garrafas plásticas e itens descartáveis. 

O empenho eclesial também se estende ao desenvolvimento socioeconômico, abordando outro tema fundamental da Laudato si’: o cuidado com os pobres. 

Em regiões fronteiriças e montanhosas, em que ataques de elefantes destroem casas e plantações, a Igreja fornece ajuda financeira. A mudança climática está levando milhares de pessoas para as cidades. Centenas delas chegam a Daca diariamente, e a Igreja tenta aliviar o sofrimento delas.

Fonte: Catholic News Agency

Deixe um comentário