Logo do Jornal O São Paulo

Cantores da Estrela: ‘trabalho infantil não é um destino’

Vatican Media

A luta contra a exploração do trabalho infantil é o tema central da 68ª edição da iniciativa Star Singers, e o lema “Para a escola em vez da fábrica – Star Singers contra o trabalho infantil”.

A campanha de 2026 convida os artistas da Star Singers a se engajarem com a realidade do trabalho infantil e a conscientizarem sobre a importância dos direitos das crianças, especialmente o direito à proteção e à educação. Embora o trabalho infantil seja proibido internacionalmente e o número de crianças trabalhadoras tenha diminuído nos últimos anos, a realidade continua alarmante: 138 milhões de crianças em todo o mundo ainda são forçadas a trabalhar, e 54 milhões delas o fazem em condições particularmente perigosas, prejudiciais à sua saúde e marcadas pela exploração.

As organizações parceiras da Infância Missionária atuam em diversos países para ajudar crianças a escapar do trabalho forçado e retornar à escola. Ao mesmo tempo, conscientizam pais, comunidades, empresas e autoridades locais sobre os direitos das crianças, em especial o direito à proteção e à educação, com o objetivo de romper o ciclo vicioso da pobreza, do trabalho infantil e da falta de oportunidades.

“O trabalho infantil não é um destino inevitável, mas sim o resultado de decisões políticas e econômicas”, afirmou o Padre Dirk Bingener, presidente da Infância Missionária Alemanha, por ocasião do Dia Internacional dos Direitos da Criança. “Por isso, apelo aos formuladores de políticas na Alemanha, na Europa e em todo o mundo: garantam que os direitos das crianças sejam respeitados em todos os lugares. Comprometam-se, como fazem os Cantores da Estrela, a assegurar que as crianças possam ir à escola e não sejam exploradas como mão de obra barata.”

Todos os anos, nos dias que antecedem a Epifania, os Cantores das Estrelas, vestidos como os Três Reis Magos, carregando o cometa e cantando suas canções, percorrem as ruas da Alemanha, batendo de porta em porta. Crianças de paróquias católicas de todo o país, ligadas à Associação Missionária da Infância, levam bênçãos de casa em casa, arrecadando doações para ajudar outras crianças necessitadas.

Desde sua criação, em 1959, a campanha da Epifania se tornou a maior iniciativa beneficente do mundo realizada por crianças para ajudar outras crianças. Ela apoia projetos para crianças na África, América Latina, Ásia, Oceania e Europa Oriental. A Pontifícia Sociedade da Sagrada Infância destina os fundos arrecadados a iniciativas relacionadas à educação, saúde, pastoral, segurança alimentar e integração social.

Este ano, os Star Singers também celebram um aniversário especial: há dez anos, em 4 de dezembro de 2015, a tradicional iniciativa missionária dos Star Singers (Aktion Dreikönigssingen) foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. “O trabalho dos Star Singers continua sendo uma experiência que inspira as crianças de hoje. Permite que elas se envolvam pessoalmente na construção de um mundo melhor. Elas trazem a bênção e, ao mesmo tempo, tornam-se uma bênção para outras crianças”, enfatizou o Padre Dirk Bingener.

Uma delegação de Star Singers da Alemanha, Áustria, Suíça, Itália, Eslováquia e Hungria participou da celebração litúrgica na Basílica de São Pedro, na quinta-feira, 1º de janeiro, Solenidade de Maria, Mãe de Deus, presidida pelo Papa Leão XIV.

Fonte: Agenzia Fides

Deixe um comentário