Cardeal Scherer em NY: ‘O líder católico tem uma visão de fé, não uma visão utilitarista’

O Arcebispo de São Paulo reivindica o compromisso social dos cristãos no IX Curso de Doutrina Social da Igreja, da Academia de Líderes Católicos, nos EUA

Dom Odilo fala aos particpantes do IX Curso de Doutrina Social (Foto: Revista Vida Nueva)

Nesta quinta-feira, 25, o Cardeal Odilo Pedro Scherer, Arcebispo de São Paulo, proferiu uma conferência aos participantes do IX Curso Internacional de Doutrina Social da Igreja que acontece entre os dias 19 e 29, no campus da Saint John’s University, em Nova York, nos Estados Unidos. O evento é organizado pela Academia de Líderes Católicos e reúne representantes de 22 países da América e Europa.

Dom Odilo abordou o tema “A espiritualidade de Jesus e o líder católico”, que ele definiu como aquele que “compreende a sua vida e a vida das pessoas com os critérios que lhe são dados pelo Evangelho de Jesus Cristo e pelo ensinamento moral da Igreja”. “Seu olhar é iluminado pela fé cristã, sua visão é diferente da de um utilitarista”, acrescentou.

Para o Cardeal Scherer, o líder católico é aquele que tem “um olhar inspirado pela vontade de Deus sobre toda a realidade, um olhar inspirado nos mandamentos e nas bem-aventuranças”. Chamados a levar debaixo dos braços “os tesouros da fé”, como a Palavra de Deus, a oração, a Eucaristia e o testemunho dos santos, estes homens e mulheres devem “reconhecer todo o valor original da criação, segundo o desígnio de Deus”.

“Tudo isto se traduz em ações de liderança social”, sublinhou o Arcebispo ao se referir à missão dos leigos. Paralelamente, destacou que “muitas vezes, o laicato é valorizado quando participa da vida interna da Igreja, como a liturgia e a catequese, mas temos que dar um verdadeiro salto para que os leigos sejam missionários no meio do mundo”.

PROMOTORES DO REINO

Nesse sentido, Dom Odilo exortou os líderes a “promoverem o Reino de Deus, um Reino de justiça, paz e solidariedade”. “A fé cristã e católica, se for autêntica e madura, conduz a um compromisso social inevitável”, salientou.

Da mesma forma, o Cardeal afirmou que “não se pode falar da espiritualidade do líder católico sem mencionar os ensinamentos da doutrina da Igreja sobre questões da vida social, econômica, moral e política…”. Por isso, ressaltou que “os discípulos de Cristo não podem ficar indiferentes à fome, à guerra, à violência, ao tráfico de seres humanos” . “O líder católico não desiste nem desfalece, nem mesmo quando as forças do mal assumem o controle”, encorajou os 125 participantes do curso.

A ACADEMIA

Iniciada no Chile, em 2006, a Academia está atualmente em 14 países da América Latina, dedicando-se a “formar líderes a partir de uma perspectiva católica, enraizada na fé da Igreja, para transformar o mundo social, político e econômico à luz da Doutrina Social da Igreja”, conforme consta em seu site https://liderescatolicos.cl/.

Suas atividades incluem, além de cursos com diferentes níveis de formação, congressos e seminários para o debate de temas candentes, celebrações e encontros de espiritualidade. Sua metodologia de formação está no tripé Verdade, Beleza e Bondade, que se articula em três palavras-chave: mente, coração e mãos.  Desta forma, integra uma sólida formação intelectual a uma postura humana que busca ser compassiva, justa e solidária, e à perspectiva de ações de intervenção na realidade.

(Fonte: Revista Vida Nueva)

Foto oficial dos participantes do IX Curso de Doutrina Social da Igreja (Foto: Academia de Líderes Católicos)

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários