“O casamento não dura muito se não for cultivado diariamente”, disse o Padre Pietro Nguyen Van Truong, dirigindo-se aos participantes do 92º “Curso de Renovação Matrimonial”, promovido na Paróquia de Sam Son, na Diocese de Thanh Hoa, no centro do Vietnã, em novembro, com a presença de 50 casais vietnamitas.
Já aconteceram 92 edições do cursos de “Renovação Matrimonial”, voltados especificamente para casais de diversas comunidades religiosas, promovidos pelos Comitês Diocesanos para o Matrimônio e a Família, que atuam em paróquias por todo o país.
Os cursos têm como objetivo acompanhar casais católicos no processo de redescoberta do Matrimônio como um dom sagrado e um sacramento instituído por Deus. As sessões geralmente abordam os desafios que as famílias enfrentam na vida moderna, bem como o papel e a missão da família na vivência da sua fé.
Durante os encontros, os casais ouvem relatos em primeira mão de experiências cotidianas e compartilham reflexões em um ambiente de diálogo aberto.
MUDANÇAS NO PANORAMA FAMILIAR
Esta e outras iniciativas pastorais respondem às profundas mudanças que ocorrem na sociedade vietnamita contemporânea.
“No contexto da globalização, urbanização, desenvolvimento tecnológico e da mudança de mentalidade das gerações mais jovens”, explicou Truong Van Thom, participante do curso oferecido pela Diocese de Da Nang, “o conceito de casamento no Vietnã está passando por transformações significativas. No passado, o divórcio era visto como uma perda em comparação com a possibilidade de alcançar a felicidade. Hoje, no entanto, muitas pessoas acreditam que podem ter uma vida melhor após a separação. Essa visão leva algumas a terminarem voluntariamente a vida conjugal em busca de uma nova felicidade”.
Dados do ano de 2024 indicam que pessoas divorciadas ou separadas representam aproximadamente 2,6% da população com 15 anos ou mais no Vietnã, o equivalente a cerca de 2,2 milhões pessoas em todo o país. As duas maiores cidades vietnamistas – Cidade de Ho Chi Minh (263,3 mil habitantes) e Hanói (146,4 mil), apresentam as maiores taxas de divórcio.
“Essa é uma estatística alarmante que evidencia a fragilidade do casamento em nossa sociedade atual”, afirmou Nguyen Thi Tam, representante da Assembleia Nacional, durante a sessão parlamentar realizada em 9 de dezembro de 2025.
Segundo especialistas em casamento e família, os papéis de marido e mulher na estrutura familiar vietnamita mudaram consideravelmente, e a imagem ideal de casamento hoje é muito diferente da do passado.
Tradicionalmente, a esposa era a principal responsável pelas tarefas domésticas e pelos cuidados com a família, enquanto o marido era o provedor. Hoje, as mulheres têm mais oportunidades de trabalho e uma vida social mais ampla, o que também aumenta o potencial de tensão entre os valores familiares tradicionais e a nova dinâmica associada à modernidade. Além disso, muitos membros da família passam tempo excessivo usando celulares e redes sociais, em detrimento dos relacionamentos familiares.

COMBATE À FALSA ‘SOLUÇÃO’ DO DIVÓRCIO
Para evitar que o divórcio seja considerado uma “solução”, para prevenir crises conjugais e para reduzir suas consequências negativas — especialmente para os filhos —, os especialistas aconselham os casais a se prepararem seriamente para a vida de casados, por exemplo, participando de cursos de preparação para o casamento e se esforçando para equilibrar adequadamente a vida social e familiar.
No artigo “Valores Culturais e Éticos do Matrimônio e da Família Católica no Vietnã Contemporâneo”, publicado no Journal of Religious Studies, a doutora Do Thi Ngoc Anh enfatiza que “no contexto das complexas mudanças que afetam o Matrimônio e a vida familiar hoje, é preciso reconhecer que a visão católica do matrimônio como um vínculo livre e voluntário entre um homem e uma mulher, chamados a viver juntos por toda a vida, é positiva e amplamente aceita”.
“Os católicos vietnamitas, em sua reverência a Deus, valorizam seu vínculo matrimonial e o consideram uma graça recebida. Além dos sentimentos pessoais, marido e mulher são chamados a nutrir a educação de seus filhos, escolhendo cuidadosamente suas palavras, comportamento e estilo de vida para servir de exemplo para seus filhos e netos”, prossegue a especialista.
Os casamentos católicos no Vietnã são, em geral, mais estáveis e registram menos divórcios do que os casamentos não católicos.
(Reportagem de Andrew Doan Thanh Phong, publicado na Agência Fides, em 28/12/2025)






