Em Bangladesh, católicos expressam devoção mariana no amor pelo Rosário

Divulgação/Holy Cross Family Ministries Bangladesh

A veneração a Nossa Senhora encontra acolhida nos corações de fiéis de todo o mundo, até mesmo em países em que os cristãos são a minoria, como é o caso de Bangladesh: apenas 0,22% de sua população, cerca de 350 mil pessoas, professa o catolicismo como religião, ao passo que 89,7% se declaram muçulmanos.

Graças alcançadas pela intercessão da Virgem Maria são uma realidade concreta também entre os católicos daquela região, como se pode atestar pelos relatos a seguir.

Vincent Costa adoeceu repentinamente. Devido aos efeitos de um ataque cardíaco, ele não conseguia mais andar corretamente. O homem de 55 anos relata: “Fiquei chocado e triste. Não sabia o que fazer. Recorri à Virgem Maria. Rezei o Rosário todos os dias. Sempre tenho um Terço na bolsa e rezo-o regularmente.”

O jovem universitário Sharbon Rozario, 21, conta que seu pai perdeu o emprego por motivo de doença: “Em um seminário na Comunidade Santa Cruz, ouvi falar do poder de rezar o Terço. Cmecei a orar todos os dias, com fé. Rezei a Maria e ela nos ajudou: o meu pai melhorou e encontrou um novo emprego num restaurante em Dhaka”.

Juliat Gomes, uma mulher de 45 anos, diz que a filha não conseguiu tirar boas notas nos exames escolares. “Recorri à nossa Mãe Celeste com a oração do Rosário e pedi-lhe que a ajudasse; agora a minha filha obteve o certificado do ensino secundário”.

Tal como eles, milhares de católicos em Bangladesh recorrem fielmente à Virgem Maria, implorando graças e rezando o Rosário. Muitos fiéis dizem que o Rosário é “parte integrante da vida cotidiana”.

“Rezar o Rosário contribui para a paz nas famílias. Sendo maio o mês de Maria, este é um momento particularmente privilegiado para rezar com fé e difundir a oração do Rosário”, afirma o Padre Ruben Manuel Gomes, Diretor Nacional da Congregação da Santa Cruz.

O Sacerdote recorda que há séculos a Igreja Católica utiliza o mês de maio para venerar a Mãe de Deus. Em Bangladesh, os católicos demonstram profundo respeito, veneração e gratidão à Virgem Maria e participam das orações comunitárias do Terço, nas vigílias e nas celebrações marianas.

Em algumas áreas também acontecem reuniões em que os fiéis peregrinam pelas ruas em procissão, cantando cantos marianos e carregando imagens da Virgem Maria. Nas vigílias noturnas, como a da paróquia de Padrishibpur, na Diocese de Barishal, os católicos se reúnem para rezar o Rosário do anoitecer ao amanhecer. Em outras áreas, os devotos realizam uma novena em honra da Mãe Santíssima e pedem a sua intercessão.

Os religiosos organizam seminários, encontros e conferências especiais para promover a devoção mariana, dos quais participam pessoas de todas as idades.

Esta sensibilização garante que a devoção a Nossa Senhora chegue a pessoas de todas as esferas da vida e enriqueça a fé dos crentes em todo o território de Bangladesh. “Todos os anos, 200 mil rosários e 300 mil imagens da Virgem Maria são distribuídos aos fiéis”, assegurou o Sacerdote.

“Entre os pedidos que os fiéis mais frequentemente fazem à Mãe Santíssima estão: oração pela paz, cura, interces- são pelas almas falecidas dos seus entes queridos. Todas estas práticas refletem profunda devoção e amor pela Virgem Maria na comunidade católica de Bangladesh”, diz o Padre Ruben.

Fonte: Agência Fides

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários