Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Em encontro continental, Celam trata do Pacto Global de Educação com uma visão sinodal

Prossegue até sexta-feira, 15, em Bogotá, na Colômbia, um encontro do Conselho Episcopal Latino-Americano e Caribenho (Celam), reunindo bispos e delegados responsáveis pela pastoral da cultura, educação, universidades e esportes da América Latina e do Caribe.

Fotos: ADN Celam

O evento, iniciado na segunda-feira, 11, busca ser um espaço de discernimento e trabalho conjunto diante dos desafios educacionais e culturais que a região enfrenta.

Na saudação de abertura, Dom Lizardo Estrada, Secretário Geral do Celam, expressou a sua gratidão pelos que aceitaram o convite para partilhar estes dias em um ambiente inspirado no Sínodo da sinodalidade, recordando que a Igreja é chamada a ser Igreja sinodal em missão. Ele encorajou os delegados a uma experiência de caminhar juntos, com um só coração e uma só alma, guiados pelo Espírito Santo em direção a um caminho que o mundo exige hoje.

O Bispo de Cusco, no Peru, salientou também que esta comunhão deve ser uma testemunha evangélica no meio de um panorama global marcado pela desigualdade, pelo enfraquecimento da democracia, pelo crescimento de tendências autoritárias e pela tentação de resolver conflitos com força e não através do diálogo. Ele observou que a concentração de poder e individualismo cultural continua a gerar isolamento e marginalização, afetando particularmente os mais pobres e vulneráveis.

Dom Lizardo salientou que, diante destes desafios que questionam, o Celam deseja continuar a ser uma casa ao serviço da comunhão e da missão da Igreja, um centro que impulsiona a consciência discipular e missionária, e um espaço aberto à reflexão, ao diálogo social, ecumênico e inter-religioso.

Neste contexto, ele vinculou os objetivos propostos ao encontro com o compromisso da organização de promover o Pacto Global de Educação proposto pelo Papa Francisco. Ele ressaltou que esta iniciativa procura colocar a pessoa no centro, promover o diálogo intercultural, defender a família, ouvir as novas gerações e cuidar da Casa Comum.

Além disso, referindo-se ao trabalho pastoral no campo da educação e da cultura, ele advertiu que deve ser articulado com uma Igreja em troca, aberta à escuta e resposta às realidades das comunidades. A este propósito, o Bispo exortou a consolidação da pastoral educativa, que forma agentes empenhados, fortaleça os processos evangelizadores e encoraje o discernimento comunitário a servir com voz profética para a vida humana e a dignidade.

O bispo peruano encorajou a ação das Conferências Episcopais, em comunhão com instâncias como o CLAR, o CIEC e o ODUCAL, a propor em comunhão para orientar e transformar as dolorosas realidades vividas pelas pessoas, famílias e territórios da região. Para isso, disse, é preciso um ambiente colaborativo e constante e um horizonte de esperança para enfrentar os desafios culturais, éticos e antropológicos do presente.

Por fim, confiou o caminho à intercessão de Maria de Nazaré, modelo de compromisso com os mais humildes e testemunhas da alegria pascal. Ele convocou os participantes a serem portadores do amor de Deus e a permanecerem abertos ao Espírito Santo para caminhar ao lado dos mais sofridos, cuidando da Casa Comum e fortalecendo a fraternidade universal.

A Arquidiocese de São Paulo está sendo representada no evento por Dom Carlos Lema Garcia, Bispo Auxiliar, Vigário Episcopal para a Educação e Universidade e Referencial do Setor Juventude.

Fonte: ADN Celam

Deixe um comentário