Equador está pronto para sediar 53º Congresso Eucarístico Internacional

Basílica del Voto Nacional, Quito
Wikimedia Commons

A Igreja Católica presente em Quito, no Equador, receberá entre os dias 8 e 15 de setembro, a 53ª edição do Congresso Eucarístico Internacional, que terá por tema “Fraternidade para curar o mundo”, inspirado na citação bíblica do Evangelho segundo São Mateus “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8). O encontro buscará aprofundar o mistério eucarístico e a sua influência na humanidade nos tempos atuais.

Recentemente, o Papa Francisco nomeou o Cardeal Kevin Joseph Farrell, Prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, como seu representante no evento. Já a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) nomeou como representante Dom Eugênio Barbosa Martins, Bispo de São João da Boa Vista (SP).

Com intensa programação desde a missa de abertura no dia 8 de setembro, ocasião em que 1,6 mil crianças equatorianas receberão a primeira Comunhão, o evento prevê diversas reflexões sobre temas relevantes vinculados à Eucaristia, conduzidas por bispos, padres, religiosos e leigos, das mais diversas nacionalidades e dioceses.

No dia 9, haverá uma apresentação sobre as feridas que afetam a humanidade, desde conflitos armados até crises ambientais. Já o dia 10 será dedicado ao tema da fraternidade. 

Uma reflexão sobre a transfiguração do mundo por meio da Eucaristia, com um convite aos fiéis para refletirem sobre a presença de Cristo em suas vidas, e uma palestra sobre a fraternidade exigida pelo Sagrado Coração de Jesus são as atividades que acontecerão no dia 11. 

O tema da sinodalidade estará no centro das atenções no dia 12, e a proposta será discutir como a Igreja, em sua missão, procura ser um espaço de comunhão e participação ativa para todos os seus membros, leigos e clérigos. 

No dia 13, o Congresso focará a Eucaristia como salmo que louva e encoraja a fraternidade entre os filhos de Deus. Por sua vez, no dia 14, o evento  continuará com uma missa solene celebrada às 16h, seguida de uma procissão eucarística que percorrerá as ruas do centro histórico de Quito, decoradas com tapetes florais, e terminará na Basílica do Voto Nacional, na qual terá lugar a bênção com o Santíssimo Sacramento.

No domingo, 15 de setembro, será celebrada a statio orbis, missa que marcará o encerramento do Congresso e na qual será anunciado o local do próximo evento, a ser realizado em quatro anos.

Com informações de Vatican News e Gaudium Press

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários