Logo do Jornal O São Paulo

França: o sacramento da Confissão ‘está ressurgindo’

Freepik

Uma pesquisa realizada pelo Ins­tituto Ifop para Bayard-La Croix re­velou que 50% dos católicos franceses que frequentam a missa semanalmen­te também recorrem ao sacramento da Confissão com regularidade. Entre aqueles que frequentam a missa pelo menos uma vez por mês, 36% se con­fessam regularmente.

Os resultados, publicados no dia 8 pelo jornal católico La Croix, mos­tram que entre os católicos que fre­quentam a missa menos de uma vez por mês, mas mantêm o compromis­so com a fé, 7% se confessam frequen­temente, número que sobe para 12% entre aqueles que comparecem prin­cipalmente em ocasiões especiais.

Embora o estudo não faça compa­rações com anos anteriores, evidên­cias sugerem que a Confissão está “vi­venciando um ressurgimento” entre os católicos franceses. O Cônego Je­an-Marc Pimpaneau, Pároco da Igreja de Saint-Louis d’Antin, em Paris, con­firmou essa tendência: “Está no ar. O retorno das práticas tradicionais, vigí­lias de oração, peregrinações… e uma certa consciência do pecado.”

Em novembro de 2024, os bispos da França convocaram uma reunião plenária para estabelecer penitencia­rias locais nas dioceses do país, com o objetivo de oferecer treinamento e apoio aos padres que ouvem Confis­sões. O Cônego Pimpaneau participou da criação de uma penitenciaria local na Arquidiocese de Paris. Na paróquia que administra, os padres ouvem Con­fissões diariamente, das 8h às 20h.

O estudo, baseado em entrevistas com 2.159 pessoas, revela que apro­ximadamente 3 milhões de adultos franceses (5,5% da população total) frequentam a missa pelo menos uma vez por mês; e outros 3,5 milhões (6,5% da população) em ocasiões especiais.

Pesquisadores observaram que o catolicismo está se tornando um fenômeno cada vez mais urbano na França, com quase um em cada três praticantes regulares vivendo na re­gião de Paris. As dioceses rurais en­frentam o duplo desafio da seculari­zação e do despovoamento.

Fonte: InfoCatólica

Deixe um comentário