
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ifop para Bayard-La Croix revelou que 50% dos católicos franceses que frequentam a missa semanalmente também recorrem ao sacramento da Confissão com regularidade. Entre aqueles que frequentam a missa pelo menos uma vez por mês, 36% se confessam regularmente.
Os resultados, publicados no dia 8 pelo jornal católico La Croix, mostram que entre os católicos que frequentam a missa menos de uma vez por mês, mas mantêm o compromisso com a fé, 7% se confessam frequentemente, número que sobe para 12% entre aqueles que comparecem principalmente em ocasiões especiais.
Embora o estudo não faça comparações com anos anteriores, evidências sugerem que a Confissão está “vivenciando um ressurgimento” entre os católicos franceses. O Cônego Jean-Marc Pimpaneau, Pároco da Igreja de Saint-Louis d’Antin, em Paris, confirmou essa tendência: “Está no ar. O retorno das práticas tradicionais, vigílias de oração, peregrinações… e uma certa consciência do pecado.”

Em novembro de 2024, os bispos da França convocaram uma reunião plenária para estabelecer penitenciarias locais nas dioceses do país, com o objetivo de oferecer treinamento e apoio aos padres que ouvem Confissões. O Cônego Pimpaneau participou da criação de uma penitenciaria local na Arquidiocese de Paris. Na paróquia que administra, os padres ouvem Confissões diariamente, das 8h às 20h.
O estudo, baseado em entrevistas com 2.159 pessoas, revela que aproximadamente 3 milhões de adultos franceses (5,5% da população total) frequentam a missa pelo menos uma vez por mês; e outros 3,5 milhões (6,5% da população) em ocasiões especiais.
Pesquisadores observaram que o catolicismo está se tornando um fenômeno cada vez mais urbano na França, com quase um em cada três praticantes regulares vivendo na região de Paris. As dioceses rurais enfrentam o duplo desafio da secularização e do despovoamento.
Fonte: InfoCatólica





