Após passagem pela Indonésia, o Pontífice prossegue o itinerário de sua 45ª Viagem Apostólica do Papa, estando até o dia 9 de setembro neste país de Oceania
O pouso às 19h06, horário local, 6h06 no horário do Brasília, em Port Moresby, em Papua Nova Guiné, no voo A330-Garuda Indonésia, marcou o início da segunda etapa da 45ª Viagem Apostólica do Papa, que o verá até a segunda-feira, dia 9 de setembro, com paradas na capital Port Moresby e na cidade de Vanimo.
Receberam Francisco no Aeroporto Internacional Jacksons – o segundo Pontífice a visitar a Papua Nova Guiné após João Paulo II em 1984 – o Vice Primeiro Ministro e duas crianças em trajes tradicionais, que lhe ofereceram flores. Logo após a cerimônia de boas-vindas, Francisco se dirigiu à nunciatura, de onde, no sábado, 7 de setembro, às 9h45 locais, terão início os compromissos oficiais.
A jornada do Papa no sábado começará com uma visita de cortesia ao governador-geral de Papua-Nova Guiné, na Government House, seguida de um encontro com as autoridades, sociedade civil e corpo diplomático na Apec Haus. Ainda no mesmo dia, o Papa se reunirá, na Caritas Technical Secondary School, com as crianças do Street Ministry, uma organização que cuida de menores em situação de vulnerabilidade, e com as crianças do Callan Services, uma rede que atende pessoas, adultos e crianças, com deficiência.
O dia será encerrado com o encontro no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora, com os bispos de Papua-Nova Guiné e das Ilhas Salomão, com os sacerdotes, diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e catequistas.
GRATIDÃO AO POVO DA INDONÉSIA
No começo da madrugada da sexta-feira, 6, pelo horário de Brasília, o Papa Francisco se despediu da Indonésia, finalizando a primeira etapa da mais longa viagem apostólica do seu pontificado que começou na segunda-feira, 2. Serão 12 dias percorrendo 4 países entre dois continentes, a Ásia e a Oceania.
Durante o voo, que partiu do Aeroporto Internacional de Jacarta no início da mannhã após cerimônia de despedida, o Papa Francisco sobrevoou a Indonésia e enviou um telegrama ao presidente Joko Widodo.
Ao concluir a visita de 4 dias ao país, o Pontífice expressou “profunda gratidão” a todos da nação pelo acolhimento “e pelos muitos gestos gentis de fraternidade” que lhe foram dados durante os últimos dias.
E o Papa prosseguiu no telegrama: “ao continuar minha viagem apostólica para Papua-Nova Guiné, Timor-Leste e Cingapura, passarei pelo espaço aéreo indonésio em várias ocasiões. Em todas elas, lembrarei com carinho do país de vocês”. Francisco finalizou invocando “abundantes bênçãos divinas” à nação.
Fonte: Vatican News