Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

Guterres lamenta decisão dos EUA de abandonar dezenas de agências e órgãos da ONU

Medida, anunciada pela Casa Branca, inclui retirada do Conselho Econômico e Social da ONU, Ecosoc, ONU Mulheres, Fundo para Democracia e Universidade da ONU; para secretário-geral, contribuição financeira à organização é uma obrigação legal de todos os Estados-membros.

Guterres lamenta decisão dos EUA de abandonar dezenas de agências e órgãos da ONU - Jornal O São Paulo
UN Photo/Rick Bajornas

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, lamentou a decisão dos Estados Unidos de abandonar dezenas de agências, órgãos, tratados e convenções da ONU numa ação do presidente Donald Trump que inclui mais de 60 organizações internacionais.

O porta-voz de Guterres, Stephane Dujarric, afirmou que as contribuições financeiras para as Nações Unidas são, de acordo com a Carta da ONU, uma obrigação legal de cada Estado-membro incluindo os Estados Unidos. A nota de Guterres inclui que as Nações Unidas seguirão trabalhando e implementando os mandatos com determinação.

Ordem executiva

Ao ser perguntado por uma jornalista como um país pode se desligar do Departamento Econômico e Social, da ONU, que é um dos seis órgãos da organização. 

Dujarric afirmou que a pergunta deve ser feita ao Estados-membro que decidiu se retirar. 

A informação sobre a saída das agências e departamentos das Nações Unidas foi divulgada na página da Casa Branca, no fim da tarde de quarta-feira, através de uma ordem executiva enviada ao Secretário de Estado americano, Marco Rubio.

Operações de Paz

Ao responder a jornalista, o porta-voz do secretário-geral da ONU, Stephane Dujarric, reiterou que as contribuições financeiras para o orçamento regular e as operações de manutenção da paz não são uma opção, mas uma obrigação.

A lista de agências da ONU das quais os Estados Unidos deixam de participar inclui a Aliança das Civilizações, a Comissão de Consolidação da Paz, o Fórum Permanente para Pessoas de Descendência Africana, o Fundo de População das Nações Unidas e a Agência para Comércio e Desenvolvimento, Unctad, dentre outras.

A ONU ainda não recebeu uma comunicação formal dos Estados Unidos sobre a decisão de retirada das dezenas de entidades anunciadas e deve ser manifestar por escrito assim que obtiver a informação.

De acordo com o porta-voz do secretário-geral, os Estados Unidos não pagaram sua contribuição anual em 2025, e que baseado no artigo 19 da Carta das Nações Unidas, o país pode perder o direito ao voto na Assembleia Geral da organização.

Fonte: ONU News

Deixe um comentário