Irmãs da Caridade de Nazaré cuidam de crianças com deficiência na Índia

Como o nome sugere, as Irmãs da Caridade de Nazaré são um farol de esperança e têm desempenhado um papel fundamental na capacitação das crianças com deficiência na ‘Asha Deepam School’ em Trichy, na Índia, junto às suas famílias.

As religiosas com algumas crianças da ‘Asha Deepam School’
Reprodução/Vatican News

Totalmente dedicadas ao serviço de crianças com deficiências intelectuais – as “crianças especiais” -, as Irmãs da Caridade de Nazaré criaram o Centro de Assistência Asha Deepam Darem 1995. Desde então, têm acolhido essas criaturas e se esforçado por lhes dar oportunidades para o desenvolvimento holístico, centrando-se nas capacidades e potencialidades únicas.

O centro proporciona a cada um as aptidões de que necessita para a vida quotidiana, incentiva a procurar oportunidades educativas e profissionais e a desempenhar diretamente em atividades sociais e recreativas. Os alunos participam de uma variedade de atividades de formação, incluindo o fabrico artesanal de velas, alimentos, flores, pulseiras, pérolas e pauzinhos de incenso. Recebem também formação em alfaiataria e jardinagem.

Ao longo dos anos, o centro Asha Deepam prestou assistência a cerca de 460 crianças, promovendo a dignidade e ajudando a realizar o seu potencial. Cerca de 50 delas podem agora trabalhar para se sustentar e outras ganharam medalhas nos jogos distritais, interdistritais e olímpicos especiais nacionais, mas também nos jogos olímpicos especiais internacionais nos Estados Unidos e na Grécia. Julian Santo é uma das crianças de que a escola se orgulha particularmente: a evolução da sua história valida os esforços e os êxitos dos alunos, dos pais, das religiosas e do pessoal do Asha Deepam.

O percurso de Julian Santo

Julian Santo era um menino com múltiplas deficiências, incluindo autismo e problemas visuais, que enfrentava vários desafios quando entrou no Asha Deepam em Crawford, Trichy, há cinco anos.

Nessa altura, Julian nem sequer conseguia reconhecer o rosto da mãe e baseava-se em características físicas, como a altura, para a identificar. Na transição para a fase pré-primária, Julian enfrentou grandes dificuldades nas ações elementares da vida quotidiana, como comer, vestir-se e ir ao banheiro, precisamente devido à sua limitação visual. Para ele, os tamanhos, as cores e as formas eram um grande problema.

A escola deu-lhe todo o apoio médico para lidar com o problema da visão e Julian foi também submetido a um programa de três meses de integração sensorial especial, dirigido pela própria professora Roseline Francis e supervisionado pelas religiosas. Depois disso, foi submetido a um programa de formação destinado a melhorar a sua aptidão visual.

Julian Santo com a sua mãe, Joan Matharasi
Reprodução/Vatican News

Superar as múltiplas deficiências

Após vários anos de formação intensiva, Julian conseguiu finalmente superar também a sua ecolalia: consegue agora distinguir objetos na sala de aula, reconhecer partes do corpo, compreender ritmos, identificar formas e cores e muito mais. Julian já consegue articular os nomes de alguns frutos, legumes, peças de roupa, carros, pássaros e outras criaturas. Além disso, aprendeu a recitar as orações da manhã, mostra uma certa educação geral, lembra-se de nomes numéricos e distingue vogais e consoantes. Apesar dos seus problemas de visão, Julian tem uma memória impressionante, que lhe permite recordar muitos pormenores com grande exatidão.

Grandes progressos rumo à independência

Joan Matharasi, a mãe de Julian, só tem palavras de felicidade e gratidão pelo incrível progresso do seu filho desde que frequenta a Asha Deepam Special School. Joan salienta que Julian fez grandes progressos na sua independência, pois agora é capaz de exprimir as suas necessidades com confiança. As suas capacidades de escrita também melhoraram muito e ele também é capaz de partilhar ativamente detalhes sobre as suas atividades escolares.

O comportamento de Julian tornou-se mais calmo e inclusivo, já não afastando as crianças de si, enquanto aprecia as brincadeiras e a companhia dos seus amiguinhos. Aprendeu, nomeadamente, a seguir e a responder corretamente às indicações da professora. «Antes de frequentar o Asha Deepam, Julian dependia totalmente de mim para as suas necessidades básicas e eu vivia num desânimo total a pensar no estado do meu filho. Mas desde que frequenta este centro, ele prepara-se para ir à escola, melhorou a sua capacidade de se alimentar e veste o uniforme escolar sozinho». Além disso, Julian pede-lhe ajuda para fazer os trabalhos de casa, completando-os com entusiasmo e segurança.

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A Irmã Saleth Mary com algumas crianças da ‘Asha Deepam School’
Reprodução/Vatican News

A providência de Deus no ministério

Asha Deepam Special School iniciou este percurso de transformação com cerca de 460 crianças, restituindo a dignidade e dando-lhes as ferramentas para levarem uma vida satisfatória. Dessas, cerca de 50 encontraram emprego em vários âmbitos e tornaram-se assim independentes. Em particular, seis meninas e quatro meninos que saíram do centro se casaram, tiveram filhos e encontraram um lugar digno na sociedade. Atualmente, o Asha Deepam acolhe 45 crianças durante o dia. A Irmã Saleth Mary, diretora da escola, diz que «é uma grande oportunidade para nós ajudarmos essas crianças especiais. Todos os dias, reconheço o rosto de Deus nas suas expressões. Depois de ter trabalhado durante anos em escolas convencionais, ajudar essas crianças especiais nesta escola dá à minha vida religiosa um sentido e uma satisfação mais profundos».

A Irmã Saleth Mary sublinha a experiência surpreendente das crianças que recebem diariamente, através da bondade de pessoas caridosas, alimentos e tudo o que precisam para as suas necessidades. A religiosa está convencida da constante providência divina na vida delas e no seu ministério, e diz ainda que a sua fé foi reforçada ao testemunhar as mudanças positivas alcançadas em alunos como Julian: «Deus provê ao seu povo através do serviço das Irmãs da Caridade de Nazaré».

Fonte: Irmã Prasanthu Mandapati/Vatican News

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