Jovem português relata os aprendizados da JMJ Lisboa 2023 para sua vida de fé

Filipe Simão é português, tem 28 anos de idade e participou da Jornada Mundial da Juventude pela primeira vez

Arquivo pessoal

Sua família é católica? Você sempre foi católico ou se converteu já adulto? 
Eu diria que a minha família é católica, mas não praticante. Eu passei a estar mais ligado ao catolicismo na minha adolescência, quando me tornei escoteiro e ali participei por 10 anos, sendo aí que surgiu a minha descoberta. No fim, quando deixei o movimento, acabei por me afastar também de Deus e por duvidar de sua existência.

O que aconteceu nesta JMJ que considera marcante?
Poderia dizer que foi tudo, porque a Jornada é uma experiência única, onde tudo acontece. Mas eu diria que o que levo realmente de especial são as pessoas que acabei de conhecer, de todas as na- cionalidades e culturas.

Qual aprendizado você extrai dos dias em Lisboa? E o que aprendeu com os jovens de outros países
Aprendi muito sobre as diferentes formas de estar na Igreja, é uma ideia muito diferente daquela que pensava ser a vivência na Igreja, que neste momento eu diria que é super diferente daquela que vivi em Portugal.

O que você considera que mudou no seu coração depois de ter participado da Jornada?
Acredito que cresci imensamente em todos os níveis, tanto pessoal quanto para com o outro e especialmente para com Deus. Sinto que é muito importante a diversidade na nossa vida, e a experiência na Jornada é muito isso, enriquecedora em todos os níveis, nos bons e nos maus momentos.

O que Deus lhe mostrou?
Mostrou-me a sua existência, não só por meio de todas as pessoas incríveis que conheci, mas também de tudo aquilo que vivi durante a Jornada. Eu pedi a Deus que me mostrasse algo, e ele correspondeu 100% durante este percurso.

Acredita que algo será diferente em sua vida daqui pra frente?
Claramente, eu sinto que me redescobri e a minha fé em Deus voltou a crescer e a ficar mais próxima. A partir daqui, poderei dizer que nunca mais estarei só.

Deixe um comentário