“Manteremos a nossa fé, apesar de todas as dificuldades e sofrimentos diários. Nunca desistiremos, mesmo nos momentos difíceis. A nossa fé católica será um instrumento que nos fortalecerá contra todas as adversidades”, afirma Padre Johny Lonis, OFM Cap, pároco da paróquia de São Daniel Comboni em Abbasiya à Fides, depois de um grave incêndio ter ocorrido num edifício residencial no bairro sul de Mangaf.
Segundo as autoridades locais, cerca de cinquenta pessoas morreram devido ao fogo e várias ficaram feridas. “As vítimas são todos trabalhadores migrantes que viviam no edifício incendiado”, continuou o Padre Lonis. “As autoridades tomaram medidas imediatas e realizaram controles rigorosos de segurança contra incêndios e os regulamentos de construção, de modo que a nossa paróquia teve de ser temporariamente encerrada”. Até ao início do incêndio, pudemos realizar os nossas celebrações e reuniões no porão do edifíco residencial, que nos foram disponibilizados graças à generosidade da população local.”
Após o incêndio, o proprietário pediu ao Padre que fossem retirados todos os objetos sagrados do edifício por razões de segurança. “Neste momento já não temos local para celebrar a Santa Missa, mas estamos confiantes, também graças à proximidade do nosso Bispo, Dom Aldo Berardi, Vigário Apostólico do Norte da Arábia, com quem rezamos quando ele por aqui esteve. Enquanto esperamos pela reabertura, continuamos a visitar as famílias e a rezar junto com elas sempre que pudermos”, conclui o pároco da paróquia de São Daniel Comboni.
“Não desistimos porque temos plena confiança nos recursos que o Senhor nos disponibilizará.” Para facilitar a retomada das celebrações, o proprietário do local onde se reuniam os fiéis chegou a um acordo com Dom Berardi, estabelecendo algumas novas condições de segurança. “Está prevista para breve uma reunião com as autoridades locais para encontrar uma solução de longo prazo para os muitos cristãos da região”, afirmou o Vigário Apostólico do Norte da Arábia.
Fonte: Agência Fides