Lago canadense pode provar que nova era geológica já começou

WikiMedia Commons

Cientistas identificaram um sítio geológico no Lago Crawford, um pequeno reservatório de água doce perto da cidade de Toronto, que, segundo eles, melhor reflete uma nova proposta de época geológica, chamada Antropoceno. Trata-se de um passo importante para mudar a linha do tempo oficial da história da Terra.

O termo Antropoceno, proposto pela primeira vez em 2000 para refletir o quanto a atividade humana representa um impacto significativo e duradouro no planeta, representa o período que teve seu início, segundo a equipe de cientistas, na década de 1950. As afirmações, porém, não são consenso entre os estudiosos da área.

O lago canadense contém sedimentos com vestígios de microplásticos, cinzas depositadas pela queima de petróleo e carvão ao longo de décadas, além de vestígios de explosões nucleares distantes. “Os dados mostram uma clara mudança desde meados do século que levaram a Terra a cruzar os limites normais do Holoceno que começou há 11,7 mil anos”, afirma, em nota, Andrew Cundy, professor da Universidade de Southampton, no Reino Unido, e membro da equipe.

Os cientistas também avaliaram o fenômeno em outros cenários ao redor do mundo, desde recifes de corais até mantos de gelo, e os analisaram em laboratório. Assim, chegaram a um marcador-chave da influência humana no meio ambiente: a presença de plutônio.

Cundy explica que a substância fornece um indicador claro de quando a humanidade se tornou uma força tão dominante, “que poderia deixar uma impressão digital global única no planeta.” Segundo o pesquisador, o plutônio é detectado apenas em quantidades vestigiais. No início da década de 1950, porém, quando ocorreram os primeiros testes de bombas de hidrogênio, houve um aumento sem precedentes do elemento químico presente em amostras estudadas. 

Fonte: Correio Braziliense

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
Veja todos os comentários