
De 31 de julho a 4 de agosto, a Conferência dos Bispos Católicos de Maláui (CBCM) promoveu o 1º Congresso Nacional sobre a Infância, na Arquidiocese de Lilongwe.
Com o tema “As crianças são Missionárias de Esperança”, seguindo a mensagem do próximo Dia Mundial das Missões e do Jubileu 2025, o evento reuniu 1,4 mil crianças e jovens, entre 8 e 14 anos, acompanhados de 200 líderes, das oito dioceses do país. O objetivo foi semear o espírito missionário nas gerações futuras, para que crianças e adolescentes se tornem “evangelizadores” entre seus coetâneos, em sintonia com o lema adotado: “Crianças rezam por crianças e ajudam outras crianças”.
As sessões contaram com uma ampla variedade de atividades: esportes, festivais de corais, quizzes bíblicos, teatro, danças culturais, shows de talentos e debates sobre desenvolvimento espiritual e humano, doutrina católica, sacramentos, liturgia, bem-estar mental, proteção infantil, tráfico e trabalho infantil, crianças e tecnologia e, finalmente, mudanças climáticas.

“Salvaguardar e cultivar a fé das crianças hoje é urgente e prioritário. Se não cuidarmos delas agora, imediatamente, em 50 anos teremos igrejas vazias de fiéis”, afirmou, na missa de abertura do congresso, Dom Martin Mtumbuka, Presidente da CBCM, que condenou o fato de as crianças serem frequentemente negligenciadas no planejamento pastoral e na vida litúrgica, e instou as paróquias a oferecerem liturgias e catequeses adaptadas a elas.
“Como bispos, estamos totalmente comprometidos com o crescimento da fé das crianças, mas isso deve se estender aos padres, catequistas e pais. Nutrir a fé das crianças é essencial para promover o florescimento de vocações para a vida sacerdotal e religiosa”, acrescentou.
Uma das sessões do Congresso teve como objetivo mostrar às crianças como elas também podem contribuir para o programa governamental “Maláui 2063”, que visa a guiar o país rumo ao desenvolvimento sustentável e à independência econômica.
Fonte: Agência Fides (edição em inglês)