
Cerca de 70 mil jovens de diferentes partes do México fizeram a peregrinação ao monumento Cristo Rei, situado no topo do Cerro Cubilete, no estado mexicano de Guanajuato, naquela que se tornou uma das maiores peregrinações de jovens dos últimos anos.
Desde 1974, o movimento Testemunha e Esperança organiza a peregrinação juvenil, que homenageia os mártires mexicanos que deram a vida gritando: “Viva Cristo Rei!”. Este ano, o total de participantes superou o de 2020, que havia registrado o maior número de peregrinos neste evento juvenil.
A peregrinação deste ano teve o propósito especial de comemorar o centenário do início da Guerra Cristera, entre 1926 e 1929, um conflito decorrente da perseguição religiosa sofrida pelos católicos no México durante as primeiras décadas do século XX.

Dom Víctor Alejandro Aguilar Ledesma, Bispo de Celaya, no estado de Guanajuato, afirmou que a participação massiva não representa um “despertar” dos jovens católicos, mas sim a manifestação de uma realidade que já existe. Ele explicou que “há muitos jovens no México que vivem a sua fé” e que “eles a expressam nas suas comunidades, nas suas paróquias”.
O Bispo também expressou sua alegria ao ver que os jovens são capazes de se organizar com meses de antecedência para participar desse tipo de expressão de fé, “sem serem coagidos, sem serem pagos, sem qualquer promoção por um partido político”, mas sim fazendo isso para “expressar seu amor por Jesus, pela Virgem Santíssima e sua fidelidade à Igreja”.
Fonte: EWTN News





