Logo do Jornal O São Paulo Logo do Jornal O São Paulo

México: jovens organizam uma das maiores peregrinações dos últimos anos

México: jovens organizam uma das maiores peregrinações dos últimos anos - Jornal O São Paulo
Alejandro Ramirez

Cerca de 70 mil jovens de diferentes partes do México fizeram a peregrina­ção ao monumento Cristo Rei, situado no topo do Cerro Cubilete, no estado mexicano de Guanajuato, naquela que se tornou uma das maiores peregrina­ções de jovens dos últimos anos.

Desde 1974, o movimento Teste­munha e Esperança organiza a pere­grinação juvenil, que homenageia os mártires mexicanos que deram a vida gritando: “Viva Cristo Rei!”. Este ano, o total de participantes superou o de 2020, que havia registrado o maior número de peregrinos neste evento juvenil.

A peregrinação deste ano teve o propósito especial de comemorar o centenário do início da Guerra Criste­ra, entre 1926 e 1929, um conflito de­corrente da perseguição religiosa sofri­da pelos católicos no México durante as primeiras décadas do século XX.

México: jovens organizam uma das maiores peregrinações dos últimos anos - Jornal O São Paulo
Reprodução Gaudium Press

Dom Víctor Alejandro Aguilar Le­desma, Bispo de Celaya, no estado de Guanajuato, afirmou que a participa­ção massiva não representa um “des­pertar” dos jovens católicos, mas sim a manifestação de uma realidade que já existe. Ele explicou que “há muitos jovens no México que vivem a sua fé” e que “eles a expressam nas suas comu­nidades, nas suas paróquias”.

O Bispo também expressou sua alegria ao ver que os jovens são capa­zes de se organizar com meses de ante­cedência para participar desse tipo de expressão de fé, “sem serem coagidos, sem serem pagos, sem qualquer pro­moção por um partido político”, mas sim fazendo isso para “expressar seu amor por Jesus, pela Virgem Santíssi­ma e sua fidelidade à Igreja”.

Fonte: EWTN News

Deixe um comentário